Após receber ajuda, Jornal Nacional vira o jogo e retoma antigo posto

22/06/2023 às 8h42

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
William Bonner no Jornal Nacional (Reprodução / Globo)

Os ventos estão favoráveis para o noticioso da Globo apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos. O Jornal Nacional, que perdeu bastante público nos últimos anos, reafirma sua relevância ao se tornar o programa mais visto da televisão brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

William Bonner no Jornal Nacional (Reprodução / Globo)

Com uma forcinha de Vai na Fé, que entrega os números em alta, o telejornal tem feito bonito no Ibope. O JN tirou o posto da novela das nove como a maior audiência da emissora global.

Em alta

Vai na Fé - José Loreto e Sheron Menezzes

José Loreto (Lui Lorenzo) e Sheron Menezzes (Sol) em Vai na Fé (Divulgação / Globo)

Vai na Fé não apenas revitalizou o horário das sete da Globo, como também deu uma força e tanto para o Jornal Nacional. Na última segunda-feira (19), por exemplo, a trama das sete anotou 26 pontos no Ibope, enquanto o noticioso alcançou excelentes 27,4. Na sequência, Terra e Paixão derrubou os números para 26,6.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é um caso isolado. Nos últimos dias, o Jornal Nacional tem se mantido como o programa mais visto da Globo, à frente do folhetim de Walcyr Carrasco. Com a novela das sete em alta e a novela das nove em baixa, cabe ao telejornal reter a maior parte do público do dia na emissora.

Além da força de Vai na Fé, o JN também se beneficia das baixas temperaturas climáticas, que fazem mais pessoas ficarem em casa diante da TV, e da alta temperatura do noticiário político, que desperta o interesse do público nas notícias.

LEIA TAMBÉM:

Período crítico

William Bonner e Renata Vasconcellos

William Bonner e Renata Vasconcelos no Jornal Nacional (Reprodução / Globo)

Consolidar-se como o programa mais visto da Globo eleva o moral do Jornal Nacional. Afinal, o principal noticiário do país vinha numa curva decrescente no Ibope nos últimos anos. De acordo com um levantamento do portal Notícias da TV, o JN perdeu quase metade de seu público de 2004 para cá.

Segundo a publicação, o Jornal Nacional registrou média de audiência de 39,8 pontos na Grande São Paulo em 2004. Já entre janeiro e março de 2023, esse número caiu para 23,5.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A queda também é percebida na análise do share, ou seja, no percentual de números de televisores ligados. Em 2004, o JN atraía 61,9% das TV’s ligadas. Já em 2023, esse índice caiu para 38,1%.

Relevância

Renata Vasconcellos no comando do Jornal Nacional

Renata Vasconcellos âncora oficial do Jornal Nacional (Foto: Reprodução / Globo)

Cabe lembrar que a televisão se transformou bastante nos últimos anos. Atualmente, o espectador se divide entre os canais abertos convencionais, TV paga e as plataformas de vídeo, que, somadas, ficam atrás apenas da Globo. Com isso, a audiência da TV aberta caiu de maneira geral.

Neste contexto, a média/dia da Globo caiu, assim como de SBT, Record, Band e companhia. Há mais opções disponíveis e a atenção do espectador ficou mais pulverizada, sobretudo após a chegada das smart tvs.

Sendo assim, o atual momento do Jornal Nacional pode ser considerado um feito. O jornal de William Bonner e Renata Vasconcellos conseguiu manter sua relevância na programação da TV brasileira a ponto de se fixar como a atração mais vista. Isso dá a dimensão da força do noticiário, que segue firme mesmo diante de tamanha concorrência.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.