Após rasteira da Globo, astro do esporte acaba perdendo o emprego

Denilson e Oliveira Andrade

Depois da exigência da Globo de transmitir com exclusividade os jogos de futebol de base, que estavam desde 2017 sob os direitos da Band, a emissora paulista se viu obrigada a demitir o veterano Oliveira Andrade após quase dez anos de contrato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, o narrador que comandava boa parte dessas partidas ficou sem função no canal, como informou o Notícias da TV na última quinta-feira (26).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exclusividade

Ainda segundo o site, a Globo assinou com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para transmitir o Campeonato Brasileiro Sub-20 (foto acima), a Copa do Brasil Sub-20, entre outros torneios de base até 2024 – agora, com transmissão restrita ao SporTV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

A Band era detentora dos direitos desde 2017, quando deu um salto no seu departamento esportivo que, frequentemente, refletia em boa audiência na transmissão dos jogos. A emissora até tentou reverter a situação, mas a CBF preferiu negociar com a Globo.

Essa não é a primeira vez que o canal leva uma rasteira da concorrência. O mesmo aconteceu quando a emissora carioca comprou os direitos para transmitir o Brasileirão Feminino e exigiu exclusividade no torneiro deste ano.

Enquanto a Band transmitia cerca de 21 jogos por ano, a Globo só exibirá o mata-mata, com seis jogos, a partir de setembro.

Trajetória profissional

Oliveira Andrade, atualmente com 72 anos, é considerado um dos narradores mais experientes da televisão brasileira. Em seu currículo, acumula passagens pela Globo e pela Record. Ele também já foi apresentador do Jornal da Manhã, na Jovem Pan.

Na Band, o veterano chegou a trabalhar entre 1999 e 2002, mas voltou à emissora do Morumbi em 2014, quando foi contratado para ocupar a vaga de Luciano do Valle (foto acima), que morreu em abriu daquele ano.

Lá, cobriu a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, além da Eurocopa, no mesmo ano. Oliveira também fez parte da Copa das Confederações, em 2017, e da Uefa Champions League, entre outros eventos esportivos.

Mesmo fora da TV aberta, ele segue no canal esportivo BandSports, do grupo Bandeirantes, no qual está desde 2012.

Sair da versão mobile