Após rasteira da Globo, astro do esporte acaba perdendo o emprego

29/01/2023 às 12h39

Por: Geovanne Solamini
Imagem PreCarregada

Depois da exigência da Globo de transmitir com exclusividade os jogos de futebol de base, que estavam desde 2017 sob os direitos da Band, a emissora paulista se viu obrigada a demitir o veterano Oliveira Andrade após quase dez anos de contrato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, o narrador que comandava boa parte dessas partidas ficou sem função no canal, como informou o Notícias da TV na última quinta-feira (26).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exclusividade

Taça Brasileiro Sub-20

Ainda segundo o site, a Globo assinou com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para transmitir o Campeonato Brasileiro Sub-20 (foto acima), a Copa do Brasil Sub-20, entre outros torneios de base até 2024 – agora, com transmissão restrita ao SporTV.

LEIA TAMBÉM:

A Band era detentora dos direitos desde 2017, quando deu um salto no seu departamento esportivo que, frequentemente, refletia em boa audiência na transmissão dos jogos. A emissora até tentou reverter a situação, mas a CBF preferiu negociar com a Globo.

Essa não é a primeira vez que o canal leva uma rasteira da concorrência. O mesmo aconteceu quando a emissora carioca comprou os direitos para transmitir o Brasileirão Feminino e exigiu exclusividade no torneiro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto a Band transmitia cerca de 21 jogos por ano, a Globo só exibirá o mata-mata, com seis jogos, a partir de setembro.

Trajetória profissional

Oliveira Andrade, atualmente com 72 anos, é considerado um dos narradores mais experientes da televisão brasileira. Em seu currículo, acumula passagens pela Globo e pela Record. Ele também já foi apresentador do Jornal da Manhã, na Jovem Pan.

Na Band, o veterano chegou a trabalhar entre 1999 e 2002, mas voltou à emissora do Morumbi em 2014, quando foi contratado para ocupar a vaga de Luciano do Valle (foto acima), que morreu em abriu daquele ano.

Lá, cobriu a Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, além da Eurocopa, no mesmo ano. Oliveira também fez parte da Copa das Confederações, em 2017, e da Uefa Champions League, entre outros eventos esportivos.

Mesmo fora da TV aberta, ele segue no canal esportivo BandSports, do grupo Bandeirantes, no qual está desde 2012.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.