Após prejuízo, CNN Brasil faz mudança drástica para tentar reagir

Reprodução / CNN

Reprodução / CNN

Considerada uma grife mundial da notícia, a CNN vem ganhando contornos mais, digamos, “populares” no Brasil. A franquia brasileira da estação anda apelando para notícias policiais e assuntos que se destacam nas redes sociais em mais uma tentativa de elevar a audiência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / CNN

A nova estratégia se dá após os três primeiros e turbulentos anos da CNN Brasil. O canal enfrentou um rombo milionário em suas finanças e se viu obrigado a demitir mais de 100 profissionais. Agora, tenta correr do prejuízo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CNN ou Cidade Alerta?

De acordo com o portal Notícias da TV, a CNN Brasil, aos poucos, vem ampliando o espaço para o noticiário policial em seus programas. Recentemente, o canal dedicou bastante tempo à história de uma professora que foi esfaqueada por um aluno em São Paulo. Além disso, imagens de assaltos captadas por câmeras de segurança também têm sido frequentes.

Ainda segundo o NTV, a mudança de postura chama a atenção porque, há dez meses, o canal não deu espaço à operação policial que matou 23 pessoas na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. O caso ganhou ampla repercussão no noticiário geral, menos na CNN.

A reformulação teria começado após Leandro Cipoloni (foto acima), vice-presidente de jornalismo do canal, assumir a produção de conteúdo. Sua primeira medida foi levar à redação da CNN Brasil monitores com a medição de audiência em tempo real. A partir daí, as pautas passaram a ser selecionadas de acordo com seus respectivos rendimentos.

Em busca de audiência

Reprodução / CNN Brasil

Deste modo, assuntos que estão em alta nas redes sociais e os bem-sucedidos no Ibope se tornaram mais constantes nos telejornais da CNN Brasil. A ideia seria justamente apostar em conteúdos que tragam resultados instantâneos, na tentativa de fazer a audiência crescer.

Mas, de acordo com o NTV, alguns profissionais da CNN não estão acostumados a trabalhar diante deste tipo de pressão e, por isso, há certo descontentamento no ar. Além disso, a concorrência com a Jovem Pan News ainda incomoda a estação.

No início do ano, com a queda do bolsonarismo e a reformulação da Jovem Pan, a CNN Brasil conseguiu passar à frente e se destacar na audiência. Nesta fase, o canal de Rubens Menin já havia ampliado o leque e apostado em conteúdo mais popular. Porém, neste mês de março, a JP News virou o jogo.

Dias difíceis

Reprodução / CNN Brasil

Os últimos meses têm sido difíceis na CNN. O canal encarou um rombo de R$ 330 milhões em seus três primeiros anos e, por pouco, não fechou as portas. A solução para reverter a crise foi nomear o empresário João Camargo como novo chairman da empresa.

Camargo adotou uma radical política de cortes, enxugando diversos setores do canal. Na época, ele declarou que a CNN Brasil operava com uma estrutura inchada e que as mudanças implementadas buscavam sua saúde financeira.

Uma das medidas foi a demissão de mais de 120 profissionais em dezembro do ano passado. Nomes como Monalisa Perrone (foto acima) e Gloria Vanique foram alguns dos dispensados. Além disso, o canal vem promovendo uma reforma na programação. Os programas da linha CNN Soft foram cancelados e a rede de notícias aumentou a aposta no hard news.

Sair da versão mobile