Considerada uma grife mundial da notícia, a CNN vem ganhando contornos mais, digamos, “populares” no Brasil. A franquia brasileira da estação anda apelando para notícias policiais e assuntos que se destacam nas redes sociais em mais uma tentativa de elevar a audiência.

Daniela Lima
Reprodução / CNN

A nova estratégia se dá após os três primeiros e turbulentos anos da CNN Brasil. O canal enfrentou um rombo milionário em suas finanças e se viu obrigado a demitir mais de 100 profissionais. Agora, tenta correr do prejuízo.

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CNN ou Cidade Alerta?

Leonardo Cipoloni
Reprodução / CNN Brasil

De acordo com o portal Notícias da TV, a CNN Brasil, aos poucos, vem ampliando o espaço para o noticiário policial em seus programas. Recentemente, o canal dedicou bastante tempo à história de uma professora que foi esfaqueada por um aluno em São Paulo. Além disso, imagens de assaltos captadas por câmeras de segurança também têm sido frequentes.

Ainda segundo o NTV, a mudança de postura chama a atenção porque, há dez meses, o canal não deu espaço à operação policial que matou 23 pessoas na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. O caso ganhou ampla repercussão no noticiário geral, menos na CNN.

A reformulação teria começado após Leandro Cipoloni (foto acima), vice-presidente de jornalismo do canal, assumir a produção de conteúdo. Sua primeira medida foi levar à redação da CNN Brasil monitores com a medição de audiência em tempo real. A partir daí, as pautas passaram a ser selecionadas de acordo com seus respectivos rendimentos.

Em busca de audiência

CNN Brasil
Reprodução / CNN Brasil

Deste modo, assuntos que estão em alta nas redes sociais e os bem-sucedidos no Ibope se tornaram mais constantes nos telejornais da CNN Brasil. A ideia seria justamente apostar em conteúdos que tragam resultados instantâneos, na tentativa de fazer a audiência crescer.

Mas, de acordo com o NTV, alguns profissionais da CNN não estão acostumados a trabalhar diante deste tipo de pressão e, por isso, há certo descontentamento no ar. Além disso, a concorrência com a Jovem Pan News ainda incomoda a estação.

No início do ano, com a queda do bolsonarismo e a reformulação da Jovem Pan, a CNN Brasil conseguiu passar à frente e se destacar na audiência. Nesta fase, o canal de Rubens Menin já havia ampliado o leque e apostado em conteúdo mais popular. Porém, neste mês de março, a JP News virou o jogo.

Dias difíceis

Monalisa Perrone - CNN Brasil
Reprodução / CNN Brasil

Os últimos meses têm sido difíceis na CNN. O canal encarou um rombo de R$ 330 milhões em seus três primeiros anos e, por pouco, não fechou as portas. A solução para reverter a crise foi nomear o empresário João Camargo como novo chairman da empresa.

Camargo adotou uma radical política de cortes, enxugando diversos setores do canal. Na época, ele declarou que a CNN Brasil operava com uma estrutura inchada e que as mudanças implementadas buscavam sua saúde financeira.

Uma das medidas foi a demissão de mais de 120 profissionais em dezembro do ano passado. Nomes como Monalisa Perrone (foto acima) e Gloria Vanique foram alguns dos dispensados. Além disso, o canal vem promovendo uma reforma na programação. Os programas da linha CNN Soft foram cancelados e a rede de notícias aumentou a aposta no hard news.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor