Após perder privilégio, astro não deve pisar tão cedo na Globo

Antonio Fagundes

Renascer (1993), clássico de Benedito Ruy Barbosa, está prestes a ganhar uma nova versão. O autor Bruno Luperi, neto do veterano, já trabalha na atualização do texto do avô e, se tudo correr bem, o folhetim substituirá a próxima novela das nove, escrita por Walcyr Carrasco, em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A trama ficou marcada por conta da interpretação de Antonio Fagundes, que emocionou ao dar vida ao protagonista José Inocêncio. Por conta deste e de outros tantos trabalhos que o ator realizou com Benedito Ruy Barbosa, seu nome já foi imediatamente associado ao remake.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas Fagundes, de cara, negou qualquer participação no projeto. Com isso, ele rejeita participar de um remake do autor pela segunda vez, já que também recusou um papel na nova versão de Pantanal (2022).

Parceria

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Renascer deu início a uma bem-sucedida parceria entre Antonio Fagundes e Benedito Ruy Barbosa. O ator se tornou uma espécie de “pé de coelho” do novelista, estando presente em todas as suas novelas inéditas desde então.

Após viver José Inocêncio, Fagundes voltou a trabalhar com Benedito em O Rei do Gado (1996). Em seguida, encarnou Gumercindo em Terra Nostra (1999). Mais adiante, era Giuliano em Esperança (2002). Já em Mad Maria (2005), ele viveu Juvenal. Por fim, foi José Afrânio, o coronel Saruê em Velho Chico (2016). O ator ainda esteve num remake de Benedito, Meu Pedacinho de Chão (2014).

Com isso, quando a nova versão de Pantanal foi confirmada, era grande a expectativa de que esta parceria fosse retomada, já que Fagundes foi o primeiro ator pensado para viver o Velho do Rio. No entanto, já sem contrato fixo com a emissora, ele recusou o trabalho e Osmar Prado assumiu o manto da entidade.

Pacto quebrado

Em entrevista ao Notícias da TV, Antonio Fagundes revelou que recusou viver o Velho do Rio (interpretado por Osmar Prado, na foto acima) em Pantanal porque a Globo quebrou um pacto de muitos anos com ele: ter os dias de quinta a domingo livres, para que ele pudesse se dedicar ao teatro.

“A decisão de não renovar [o contrato] partiu de mim. Fui eu que não quis: quando me chamaram para fazer Pantanal, não aceitei as condições que me ofereceram. Para começo de conversa, eles não queriam mais respeitar o acordo pelo qual eu poderia gravar apenas três dias por semana. Um pacto de 44 anos com a TV Globo foi quebrado nessa proposta, então não aceitei. O novo modelo não me interessa”, explicou.

José Inocêncio de novo

Divulgação / Globo

Mesmo assim, Fagundes foi novamente lembrado quando o remake de Renascer veio à tona. Na nova produção, o ator poderia ganhar um novo personagem, ou até mesmo reviver José Inocêncio. Mas, de cara, o veterano descartou qualquer possibilidade.

“Não vejo como ser escalado, nem ser chamado, não estou na idade para fazer. Se bem que meu personagem na época tinha a idade que tenho hoje. Eu tenho cabelo branco desde os 35 anos. Isso ajudou (risos). Mas não me vejo fazendo, não”, cravou, em conversa com a Veja.

Mais uma vez, Fagundes citou o fim de seu pacto com a emissora como o motivo para ele não participar da novela. O ator acredita que a Globo não aceitará novamente que ele grave apenas de segunda a quarta-feira. Por isso, ele não deve retornar ao canal tão cedo.

Outros trabalhos

Divulgação / Globo

Enquanto não acerta um novo acordo com a Globo, Antonio Fagundes tem se dedicado a outros trabalhos. Sua mais recente aparição na telinha foi em Independências, minissérie dirigida por Luiz Fernando Carvalho e exibida pela TV Cultura.

O ator também estava próximo de fechar um dos papéis principais da primeira novela da HBO Max, chamada inicialmente de Segundas Intenções. Com texto de Raphael Montes e direção de Joana Jabace, a atração foi adiada por conta do processo de fusão entre a Warner e a Discovery.

No entanto, segundo Flavio Ricco, a produção do folhetim foi retomada recentemente. Agora chamada de Beleza Fatal, a atração ainda não tem elenco definido. Por enquanto, Camila Pitanga (foto acima) é o único nome confirmado e Fagundes não deve participar.

Sair da versão mobile