André Santana

Gloria Maria faleceu no último dia 2, após lutar contra um câncer no pulmão com metástase no cérebro. Por conta do tratamento, a jornalista estava fora do Globo Repórter que, nos últimos meses, foi comandado apenas por Sandra Annenberg, sua parceira de cena. A doença também a impediu de apresentar a Retrospectiva 2022, que conduzia há anos.

Globo Repórter - Sandra Annenberg
Reprodução / Globo

A morte de Gloria deixa no ar o destino do Globo Repórter. Afinal, o futuro de Sandra Annenberg também está em aberto. O tradicional programa das noites de sexta-feira da Globo pode passar por novas transformações em breve.

Fim de uma era

Sergio Chapelin
Reprodução / Globo

Independentemente do que será do Globo Repórter, é fato que a morte de Gloria Maria representa o fim de uma era na atração. Desde 2010, a jornalista batia ponto no programa semanal, sempre à frente de grandes reportagens.

Principal nome do programa, Gloria passou a dividir a apresentação do semanal com Sergio Chapelin (foto acima) sempre que uma reportagem sua ia ao ar. Além disso, ela também cobria as folgas e férias do então titular. Com a aposentadoria do apresentador, Gloria se tornou sua sucessora natural. Era a “dona” do Globo Repórter.

Parceria

Globo Repórter - Gloria Maria e Sandra Annenberg
Divulgação / Globo

Ao assumir o comando do Globo Repórter definitivamente, Gloria Maria ganhou a companhia de Sandra Annenberg, que foi deslocada do Jornal Hoje. A ideia inicial era que Sandra, assim como Gloria, atuasse como repórter e apresentadora da atração. Mas a pandemia da Covid-19 embaralhou os planos e a jornalista acabou assinando poucas matérias no programa.

No entanto, sua presença na apresentação foi se tornando mais constante, em razão da saúde de Gloria Maria. Tanto que, há meses, Sandra Annenberg vinha aparecendo sozinha no comando da atração.

Inclusive, haviam fortes rumores de que Gloria Maria não retornaria à apresentação do programa ao fim de sua licença médica. Havia quem acreditasse que ela voltaria a se dedicar apenas às suas reportagens.

Futuro nebuloso

Sandra Annenberg e o marido Ernesto Paglia
Reprodução / Instagram

Com a morte de Gloria Maria, o Globo Repórter segue nas mãos de Sandra Annenberg, certo? Não se sabe exatamente. A Globo não tem a intenção de mover Sandra para outra atração ou função, mas a própria apresentadora já deixou no ar que pode buscar novos postos de trabalho.

Além disso, nos últimos meses, a emissora vem dispensando jornalistas com muitos anos de casa. Os veteranos alcançaram altos salários e, com isso, tornaram-se caros. Sandra pode ser encaixada nesta categoria, já que também é considerada uma veterana no jornalismo da Globo.

E vale lembrar que uma das dispensas recentes da emissora foi o repórter Ernesto Paglia (na foto acima com Sandra), marido da apresentadora. Ao comentar sua saída do canal ao portal UOL, Paglia até afirmou que poderia se dedicar a novos projetos ao lado da esposa.

“Temos um filho que mora na Austrália, outro na Europa e outro nos Estados Unidos. Só para visitar os filhos já seria um passeio. Quem sabe a gente não parte para algo profissional que envolva viagem. Seria divertido”, afirmou.

Assim, existe a possibilidade de Sandra Annenberg deixar a emissora carioca num futuro próximo. Caso isso aconteça, o Globo Repórter terá que passar por uma nova transformação.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor