Aline (Barbara Reis) faz bastante sucesso entre os homens de Nova Primavera. Tanto que a mocinha de Terra e Paixão conquistou o coração de Daniel (Johnny Massaro), Jonatas (Paulo Lessa) e Caio (Cauã Reymond) logo de cara.

Terra e Paixão - Cauã Reymond
Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão (Manoella Mello / Globo)

No entanto, este último também não fica atrás. Além de conquistar o amor da professora, Caio também despertou paixões em Flor (Letícia Laranja) e, em breve, pode ganhar uma nova pretendente: Iraê (Suyane Moreira). A jovem indígena ensaia entrar na briga pelo coração do galã na novela das nove da Globo.

[anuncio_1]

Esquecida

Terra e Paixão - Suyane Moreira
Suyane Moreira como Iraê em Terra e Paixão (Manoella Mello / Globo)

As primeiras informações que circularam sobre Terra e Paixão, ainda antes da estreia da novela das nove, davam conta de que personagens indígenas teriam grande importância na trama. Dizia-se que o autor Walcyr Carrasco se basearia em lendas dos Terenas, povos originários que vivem, em sua maioria, no Mato Grosso do Sul.

Tanto que a novela até conta com a presença de Daniel Munduruku, escritor indígena que atua não apenas como consultor, mas também integra o elenco da novela como o pajé Jurecê Guató. O personagem lidera o núcleo formado por Iraê, Raoni (Mapu Huni Kui) e Yandara (Rafaela Cocal).

No entanto, estes personagens andavam meio esquecidos pelo autor. Após aparecerem timidamente nos primeiros capítulos, os indígenas de Terra e Paixão foram deixados de lado em meio às mudanças que Walcyr Carrasco promoveu para tentar elevar a audiência da trama. Mas, ao que tudo indica, a história deles finalmente será retomada.

Amor proibido

Terra e Paixão - Cauã Reymond e Suyane Moreira
Suyane Moreira e Cauã Reymond como Iraê e Caio em Terra e Paixão (Manoella Mello / Globo)

Nos mais recentes capítulos de Terra e Paixão, Caio esteve na casa onde vive Jurecê e sua família. Na ocasião, ele esteve frente a frente com Iraê e se lembrou que os dois costumavam brincar juntos quando crianças. Depois, o rapaz se despediu com um beijo na mão da jovem, que ficou visivelmente mexida.

Leia também: Astro abre o jogo sobre cabeçada em colega da Globo: “Trairagem”

Ali, ficou claro que Iraê nutre algum tipo de sentimento por Caio. Isso ficará ainda mais evidente no episódio que vai ao ar nesta sexta-feira (11), quando o pajé diz à filha que ela não pode gostar de Caio.

Ou seja, Iraê está apaixonada pelo fazendeiro, mas, por algum motivo, não pode viver esse amor. É possível que este sentimento seja explorado no decorrer da novela e traga novos conflitos à vida do produtor rural. De acordo com a sinopse da novela, Iraê teria sua vida virada de ponta cabeça ao se apaixonar. Será que é Caio quem provocará essa transformação?

[anuncio_3]

Lenda indígena

Rafaela Cocal é Yandara em Terra e Paixão
Rafaela Cocal é Yandara em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Uma das primeiras informações sobre Terra e Paixão que circulou na imprensa especializada, bem antes da estreia da novela, dava conta de que o autor Walcyr Carrasco teria como uma de suas inspirações a Lenda das 700 Luas, uma história tradicional do povo Terena.

Segundo a lenda, os jovens apaixonados faziam o pacto das 700 luas, que consistia em se conhecer ao longo deste período e, no final, decidirem se ficariam juntos ou não. Depois disso, caso optassem por se casar, eles faziam um ritual no qual proferiam palavras mágicas que eternizavam essa união.

No entanto, ainda de acordo com a lenda, a indígena Cacai se apaixonou por um estrangeiro durante o ritual das 700 luas. Com isso, ela recusou se casar com um cacique, que não aceitou a negativa e a forçou a ficar com ele, disparando as palavras mágicas do amor eterno. Porém, Cacai decide fugir com o estrangeiro, mas a profecia se cumpre: ela morre durante a fuga e seu sangue é derramado nas águas do Rio Formoso.

Será que Iraê reviverá o drama de Cacai? Vale lembrar que a jovem é mãe de Yandara, mas, até o momento, não se tem mais informações sobre o pai da moça. Assim, é possível que a paixão por Caio desencadeie um conflito étnico que pode levar Iraê a um destino trágico.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor