O SBT apresentou ao público brasileiro o reality show de confinamento. Foi o estrondoso sucesso de Casa dos Artistas (2001) que abriu caminho para BBB, A Fazenda e afins se firmarem no gosto do espectador. Contudo, estranhamente, o canal de Silvio Santos ficou para trás no segmento e nunca mais lançou uma atração nos mesmos moldes.

Silvio Santos
Reprodução / SBT

Nos últimos anos, a emissora até cogitou alguns formatos, mas os planos nunca foram adiante. No entanto, este cenário pode mudar em breve, já que o SBT retomou a ideia de produzir um novo reality show. Porém, para que o projeto saia do papel, a estação busca uma parceria para tocar a nova empreitada.

[anuncio_1]

Aliados

A Infância de Romeu e Julieta - Miguel Ângelo e Vittória Seixas
Lourival Ribeiro / SBT

Para a programação de 2023, o SBT já firmou uma importante parceria. O acordo com a Amazon Prime Video para a produção de A Infância de Romeu e Julieta, próxima novela do canal, foi uma verdadeira injeção de ânimo na dramaturgia da emissora. Por isso, a ideia agora é firmar um acordo semelhante para o lançamento de realities.

De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, o SBT tem interesse em firmar uma aliança nos mesmos moldes para estrear um novo reality show. Esta parceira poderia ser a própria Prime Video, mas também outra plataforma ou produtora.

A emissora de Silvio Santos tem trabalhado na formatação de novos programas, com o objetivo de reformular a grade e aumentar o faturamento em todas as faixas horárias. Nos planos, estão um novo programa matinal, uma nova atração com Benjamin Back e a volta do Programa Livre, além do novo reality show.

Experiências malsucedidas

Casa dos Artistas - Silvio Santos
Divulgação / SBT

O SBT foi pioneiro nos realities de confinamento no Brasil com Casa dos Artistas. No entanto, após três temporadas, o canal foi proibido de produzir novas edições do programa, que foi considerado um plágio do Big Brother.

Com isso, a emissora tentou emplacar novos formatos. Um deles foi Protagonistas de Novela (2004), que confinava atores na Casa dos Artistas e os colocava em testes para um papel no folhetim Esmeralda (2004). O programa não fez sucesso e passou quase despercebido.

Outra atração lançada foi Casamento à Moda Antiga (2005), que tinha o objetivo de unir casais formados por membros de suas famílias. A atração também não emplacou e foi tirada do ar sem um final definitivo.

O SBT também apostou em O Grande Perdedor (2005) e Quem Perde Ganha (2007), uma competição entre gordinhos que não obteve grande aceitação. Por fim, o canal tentou Solitários (2010), que confinava participantes em cabines individuais. A receptividade foi morna.

Em busca de um formato

Alexandre Frota
Reprodução / Instagram

Ainda assim, o SBT seguiu em busca de um reality show capaz de repetir o fenômeno da primeira edição de Casa dos Artistas. Por diversas vezes, a emissora até lançou chamadas solicitando inscrições para um novo projeto, chamado de Vivendo com o Inimigo, mas a ideia nunca saiu do papel.

Vivendo com o Inimigo, com produção de Alexandre Frota, tinha a intenção de reunir casais e ex-casais, que teriam que conviver e passar por provas. No entanto, apesar de já ter sido anunciado várias vezes, o programa nunca aconteceu de fato.

Recentemente, surgiu a informação de que o SBT estava interessado em produzir Hotel dos Famosos, baseado em um formato argentino. A ideia do programa é confinar celebridades num hotel, onde eles seriam divididos em dois grupos: os funcionários, que teriam que trabalhar no local, e os hóspedes, que curtiriam uns dias de folga. No entanto, a ideia também não foi adiante.

Entretanto, no ano passado, o SBT inaugurou um novo estúdio em sua sede. Segundo consta, o chamado Estúdio 10 possui até uma piscina em suas instalações, ou seja, ele está preparado para receber um novo reality de confinamento. Assim, uma parceria poderia ser o impulso que faltava para que o SBT, finalmente, lance uma novidade no segmento.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor