A estadia de O Rei do Gado (1996) em Vale a Pena Ver de Novo demora a acabar. A novela de Benedito Ruy Barbosa ainda reserva surpresas como o assassinato de Ralf (Oscar Magrini) e o atentado contra Geremias Berdinazi (Raul Cortez).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tais desdobramentos implicam no aparecimento de novos personagens. Os veteranos Átila Iório e José Augusto Branco surgem nos próximos capítulos, assim como o então estreante Emilio Orciollo Netto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigador e suspeito
O canalha Ralf será espancado e desovado em uma praia deserta após os muitos episódios de agressão, física e psicológica, contra Léia (Silvia Pfeifer, na foto acima), Marita (Luciana Vendramini) e Suzane (Leila Lopes).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Além das três mulheres, a investigação vai tomar como suspeitos Bruno (Antonio Fagundes) e Marcos Mezenga (Fábio Assunção), o ex-marido e o filho de Léia, e Orestes (Luiz Parreiras), esposo de Suzane.
A resolução do caso caberá ao delegado Josimar, vivido por José Augusto Branco. As pistas descobertas por ele vão levar o pescador Honorato, defendido por Átila Iório, à cadeia. O homem será flagrado tentando vender a corrente de ouro que Ralf usava no dia do assassinato – encontrada por ele na praia dias depois do crime.
José Augusto Branco (na foto cima em Os Ossos do Barão) está longe do vídeo desde Malhação – Toda Forma de Amar (2019). O ator de 81 anos foi um dos primeiros contratados da Globo. Títulos como Irmãos Coragem (1970), Corrida do Ouro (1974), Final Feliz (1982), Sinhá Moça (1986), A Próxima Vítima (1995) e Paraíso Tropical (2007) marcaram a parceria com a emissora.
Átila Iório, falecido em 2002, aos 81 anos, passou por Excelsior e Tupi antes de chegar à emissora carioca. Em 1976, emendou dois trabalhos icônicos: o Onias de Anjo Mau e o Miguel de Escrava Isaura, pais das protagonistas Nice (Susana Vieira) e Isaura (Lucélia Santos), respectivamente.
Átila deixou a TV após repetir o papel de Anjo Mau no remake da trama, em 1997.
Vilã em ação
O desenrolar de O Rei do Gado inclui também a emboscada planejada por Rafaela (Gloria Pires) contra Geremias. Após atirar no tio, ela o convence da culpa de Bruno e da cumplicidade de Luana (Patricia Pillar) no atentado.
A usurpadora inventa que o casal usou da mesma tática adotada por ela e Marcos na arapuca contra Fausto (Jairo Mattos): Luana teria apanhado a espingarda de Berdinazi para que Bruno disparasse contra ele, tal qual Rafaela “fez” junto ao herdeiro dos Mezenga.
O delegado Valdir (Tadeu Di Pietro) desconfia das evidências apontadas pela falsa sobrinha de Geremias – como balas de espingarda enterradas no cafezal – contra Luana, a verdadeira sucessora do rei do café e do leite.
O descendente legítimo
A busca pela verdade sobre Rafaela vai levar Geremias à Itália. Lá, o fazendeiro irá descobrir um sobrinho-neto legítimo, Giuseppe, papel que marcou a estreia de Emilio Orciollo Netto (foto acima) na TV.
O rapaz é neto de Bruno Berdinazi (Marcello Antony), o irmão de Geremias que morreu na guerra; embora reivindique o mesmo parentesco, Rafaela é descendente do segundo casamento de Gema (Sônia Tozzi / Luísa Fiori), a italiana que Bruno engravidou.
“Tinha feito um teste para a primeira fase da novela, para fazer o Geremias, mas quem foi escolhido foi o Caco Ciocler. Agora, eles me chamaram para este papel”, contou Emilio em entrevista ao Jornal do Brasil de 8 de fevereiro de 1997.
Após a novela, Emílio Orciollo Netto passou por Anjo Mau, Esperança (2002), Alma Gêmea (2005), Desejo Proibido (2007), Araguaia (2010), entre outras. Seus últimos trabalhos foram na Record, de onde saiu no fim do ano passado.
Além dos citados acima, os próximos capítulos de O Rei do Gado vão contar também com Chico Expedito (Pedro Chiaramonte, que acode Geremias após o atentado), Flávio Antônio (Dr. Castanho, médico do fazendeiro), Hélio Cícero (Walfrido, advogado de Marcos) e Paulo Goulart (juiz no julgamento de Marcos, pela morte de Ralf).