Em Chocolate com Pimenta (2003), primeiro trabalho de uma longa parceria com Walcyr Carrasco, Ary Fontoura deu vida a Ludovico, o homem mais rico de Ventura – dono da fábrica de chocolates Bombom, que movimenta a economia local.

Chocolate com Pimenta - Ary Fontoura e Mariana Ximenes

Ao retornar à cidade para investigar o funcionamento do negócio e a administração da irmã Jezebel (Elizabeth Savala), Ludovico torna-se o melhor amigo de Ana Francisca (Mariana Ximenes).

A amizade de Ludovico e Aninha

Chocolate com Pimenta - Ary Fontoura

Assim que chegou na fábrica, Ludovico levou um banho de chocolate quente. Jezebel providenciou um uniforme de operário para o irmão. Diante dele com tal roupa, Aninha julgou estar lidando com um operário como ela.

Os dois se aproximaram. Ana Francisca passou a contar todos os seus problemas para o novo amigo, incluindo o complicadíssimo relacionamento com Danilo (Murilo Benício). Ela também apelidou Ludovico de “meninão”.

Porém, ao descobrir a verdadeira identidade do empresário, a moça se sentiu enganada. O empresário justificou sua atitude, alegando que nunca ninguém se importou com ele; todos os que o cercavam só queriam saber de sua fortuna.

Morte marca virada de Chocolate com Pimenta

Chocolate com Pimenta - Ary Fontoura e Mariana Ximenes

Humilhada em seu baile de formatura com um banho de tinta verde, no capítulo desta quinta-feira (20), Aninha decide aceitar a proposta de casamento do milionário. Ludovico promete cuidar dela e do bebê que ela espera – fruto da noite de amor que tivera com Danilo.

Os dois enfrentam os comentários maldosos dos moradores de Ventura e sobem ao altar. Logo depois, eles seguem para Buenos Aires, na Argentina.

Anos depois, em seu leito de morte, Ludovico entrega uma caixa misteriosa para Ana Francisca e informa que a mesma só deverá ser aberta em caso de dificuldade.

Em determinado ponto da trama, Aninha terá de usar o conteúdo da caixa. E Ludovico irá ajudá-la, através de sonhos e visões. Desta forma, a protagonista seguirá “protegida” pelo melhor amigo.

Outros fantasmas camaradas

Páginas da Vida - Lilia Cabral e Fernanda Vasconcellos em Páginas da Vida

Além de Ludovico, outros personagens de sucesso voltaram para proteger pessoas queridas. Este não é o recuso, aliás, empregado apenas em novelas espíritas. Assim como em Chocolate com Pimenta, Mulheres Apaixonadas (2003) contou com Fernanda (Vanessa Gerbelli), que guiava a filha Salete (Bruna Marquezine).

Em Páginas da Vida, do mesmo Manoel Carlos que assinou Mulheres Apaixonadas, Nanda (Fernanda Vasconcellos) acompanhava os filhos Clara (Joana Mocarzel) e Francisco (Gabriel Kaufmann). Ela também auxiliou a mãe, Marta (Lilia Cabral), que lhe fez tanto mal. Tais aparições em crônicas cotidianas como as de Maneco soaram estranhas, porém emocionantes.

Já Nicole (Marina Ruy Barbosa), de Amor à Vida (2013), rodeava os golpistas Leila (Fernanda Machado) e Thales (Ricardo Tozzi) com o intuito de fazer justiça. Em A Viagem (1994), Alexandre (Guilherme Fontes), após cometer suicídio, atazanava aqueles julgados por ele como culpados por seu triste fim.

Compartilhar.