CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eis que, de repente, Quanto Mais Vida, Melhor dá uma guinada sensacional: a Morte (A Maia) impinge um castigo aos protagonistas, promovendo uma troca de corpos. Assim, Neném fica com o corpo de Paula Terrare, Paula fica com o corpo de Neném, Guilherme entra no corpo de Flávia e Flávia entra no de Guilherme.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Referências
A primeira referência que nos vem à mente é o filme Se Eu Fosse Você (2006 e 2009), em que os personagens de Tony Ramos e Glória Pires trocam de corpos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A inspiração é mais antiga, de filmes como Cuidado com as Gêmeas (1988), Garota Veneno (2002), Sexta-Feira Muito Louca (2003), e – por que não? – As Branquelas (2004).
O recurso dá margem a explorar diversas situações pitorescas e engraçadas. Claro que a mudança de sexo é sempre bem-vinda e a que diverte mais, como em alguns dos filmes citados acima. O autor Mauro Wilson não iria desperdiçar.
Até a abertura da novela entrou na onda: os sobrenomes dos atores são momentaneamente trocados, assim como o ritmo da música de cada protagonista.
Cacoetes
Os atores estão tão bem nos novos personagens que até parecem se divertir imitando uns aos outros. O mais bacana é perceber os cacoetes que captaram de seus pares.
O modo de falar do personagem de Vladimir Brichta – e o tanto do ator que ele empresta a Neném -, são repetidos por Giovanna Antonelli, que agora fala com um olho fechado, dá umas piscadas nervosas e anda de forma desleixada, largada, fazendo jus ao figurino de Neném.
Já Brichta incorporou os trejeitos afetados de Paula Terrare, no andar, no gesticular e no movimento de jogar o cabelo para trás.
Mateus Solano faz um Guilherme, que, para começar, tingiu os cabelos – uma mudança radical! De sisudo, virou a figura debochada que é Flávia – um contraste e tanto com o que família e empregados esperam de Guilherme.
Coube a Valentina Herzage o personagem mais ingrato. A sisudez de Guilherme não dá margem a maiores voos performáticos – não tanto quanto os demais protagonistas.
A atriz se ancora mais nas tramas que envolvem Guilherme (o núcleo da boate e o de sua família) do que em seus trejeitos ou caracterização.
Agora vai!
Quando pensávamos que Quanto Mais Vida, Melhor! fosse ficar na pasmaceira até o final, o autor Mauro Wilson transforma totalmente sua novela, criando N possibilidades para cada protagonista, inclusive forçando cada um a tentar resolver os problemas do outro.
A nova Paula ajudará a filha Ingrid (Nina Tomsic) a melhorar seu relacionamento com a mãe? O quanto o novo Guilherme influenciará seu casamento com Rose?
A proposta inicial de Quanto Mais Vida, Melhor! era bastante atraente, mas, com o passar do tempo, a novela caiu no marasmo.
Essa nova fase é bem-vinda e traz um gás extra. Tomara que não se esgote tão rapidamente, porque está tudo muito divertido.