A Globo tem feito uma grande mudança em seu departamento de jornalismo. Repórteres com mais de três décadas de casa, como Francisco José e Edney Silvestre, foram dispensados pelo canal. A baixa mais recente é a do repórter Ernesto Paglia, que deixa a Globo após 43 anos.

Globo Repórter - Sandra Annenberg
Reprodução / Globo

Além de ser reconhecido pelo público por conta de suas inúmeras reportagens, Paglia também é lembrado pelos espectadores por ser marido de Sandra Annenberg, uma das mais queridas jornalistas da emissora.

Assim como o marido, Sandra também tem décadas de casa e não é mais tão aproveitada como já foi um dia. Ou seja, a apresentadora do Globo Repórter pode estar na lista de futuras demissões.

Aposentadoria

Globo Repórter - Gloria Maria e Sandra Annenberg
Raquel Cunha / Globo

Sandra Annenberg parece estar bastante consciente das mudanças na Globo. Em entrevista recente ao colunista Lucas Pasin, do Splash UOL, a jornalista falou sobre aposentadoria.

“Se aposentar hoje em dia é outra coisa. Antes a aposentadoria era para ficarmos velhinhos, dentro de casa, e não fazer mais nada. Agora não, a vida está só começando”, destacou.

A apresentadora também falou sobre a possibilidade de deixar a Globo para tocar um novo projeto.

“Não necessariamente precisaria sair. Mas a verdade é que no momento não tenho nenhum projeto e ideia, se alguém tiver, vamos conversar. Não fecho portas jamais. Estou onde estou, e estou ótima”, afirmou.

Renovação no jornalismo

Ernesto Paglia e Sandra Annenberg
Reprodução / Instagram

A atual onda de demissões no jornalismo da Globo, que atinge principalmente repórteres veteranos, tem a ver com o processo de enxugamento de custos pelo qual o canal passa. Os chamados “repórteres especiais”, com anos de casa, acumularam altos salários no decorrer do tempo e já não produzem tanto quanto os mais novos.

Com isso, a Globo tem apostado em profissionais mais jovens, que não apenas têm salários mais baixos, como também produzem mais e com equipes menores, já que são mais aptos a lidar com tecnologia. Ou seja, são menos custosos.

“Eu penso em mudar em algum momento”

Altas Horas - Sandra Annenberg
Reprodução / Globo

Sandra Annenberg se enquadra no perfil de jornalistas que foram recentemente dispensados pela Globo. Com anos de casa, ela ganha um bom salário. Mas, atualmente, aparece “apenas” como apresentadora do Globo Repórter.

Porém, Sandra encara com tranquilidade o futuro e se mostra pronta para novos desafios. Ela deixou isso claro ao comentar a onda de demissões da Globo.

“Faz parte das viradas da vida, né? A pandemia fez muita gente pensar no que elas querem para a vida, o quanto o trabalho consome. Muitos estão cansados, e isso é legítimo. Eu penso em mudar em algum momento também”, concluiu.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor