Todo apresentador de auditório tem um assistente para auxiliá-lo durante o programa. Muitas vezes, a pessoa nem foi contratada para essa função, mas cai nas graças do telespectador e se torna figura importante da atração.

Silvio Santos
Silvio Santos em apresentação do seu programa no SBT (Foto: Reprodução/SBT)

Isso ocorreu com Gonçalo Roque, fiel escudeiro de Silvio Santos, responsável por cuidar das caravanas que visitavam o SBT. A amizade tem durado anos e o dono do baú nunca deixou seu amigo desamparado.

[anuncio_1]

Uma grande amizade

Roque e Silvio Santos
Roque e Silvio Santos juntos em gravação no SBT (Foto: Reprodução/SBT)

Reprodução / SBTRoque começou sua carreira na Rádio Nacional, nos anos 1950, como office-boy. Frequentemente, ele esbarrava com Silvio Santos e logo se tornaram amigos. O locutor se tornou apresentador de TV e Roque seguiu com o patrão, como o responsável pela organização do auditório.

Nos anos 1980, Silvio viu que Roque poderia ser um personagem de seu programa e, qualquer coisa que ocorria no palco ou na plateia, ele gritava: “Roqueeee!”. Prontamente, o homem aparecia ao lado do animador, seja para ajudá-lo, seja para participar das brincadeiras dos programas Tudo por Dinheiro, Qual é a Música e Topa Tudo Por Dinheiro.

Foi assim que Roque se tornou uma figura conhecida e querida do público do auditório, entre as “colegas de trabalho” de Silvio e do público em casa, que se divertia com as enrascadas em que ele se metia.

Uma fiel escudeira para Roque

Roque do SBT
Roque internado em hospital (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Em 2017, Roque deu um susto em todos os que trabalhavam no SBT: ele ficou internado durante 30 dias por conta de uma bronquite e foi diagnosticado com hidrocefalia. Por conta disso, passou por uma cirurgia para implantar uma válvula em sua cabeça para drenar líquido.

Para que ele tivesse todo o apoio, a animadora de auditório Lea Thomazi se tornou sua secretária e não desgrudava nenhum momento dele, no hospital ou no SBT. Depois de sair do hospital, ele afirmou querer dar um abraço em Silvio Santos.

“A primeira coisa que fiz ao sair do hospital foi procurá-lo para dar um abraço. Conversamos muito. Ele é mais que meu patrão, é meu amigo. Tanto que dizem que sou filho de Silvio Santos com Vera Verão”, contou ao Notícias da TV em 10 de maio de 2017.

 

Uma casa de presente

Programa Silvio Santos - Patricia Abravanel e Silvia Abravanel
Patricia Abravanel, Silvia Abravanel e Silvio Santos (Foto: Divulgação / SBT)

O carinho de Silvio com Roque é tanto que o apresentador ajudou o seu amigo em 2020, no auge da pandemia de Covid-19. Para fugir do vírus, o patrão lhe deu uma casa.

“Ganhamos esta casa de presente do Silvio. Presentão! Uma casa linda, um condomínio muito gostoso. E as crianças se divertem, porque tem espaço, foi o refúgio de todo mundo”, contou Janilda Nogueira, esposa de Roque, ao canal de Roger Turchetti, em março de 2023.

Segundo Janilda, a pandemia foi um momento muito difícil para Roque, que teve que se isolar de tudo e de todos. Ir para Jundiaí, interior de São Paulo, ajudou o amigo de Silvio.

“Entrou em depressão, chorava, ficou muito mal. Pra quem era ativo, todo dia ia pro SBT… Ainda bem que a gente veio pra esse lugar, um condomínio, que ele podia sair, caminhar, porque em São Paulo estava difícil”, disse Janilda.

Um susto em casa

Roque do SBT
Roque, diretor de auditório do SBT (Foto: Reprodução / SBT)

Roque já voltou ao SBT, mas em fevereiro deste ano teve que se ausentar depois de sofrer um acidente em sua casa e ter o braço mobilizado.

“Escorreguei em uma rampa de pedra no condomínio onde moro. Fiquei com esse machucado no braço e estamos cuidando bem, fazendo curativos e passando os remédios receitados pelo médico”, relatou nas redes sociais.

Tudo foi um grande susto e ele se recuperou ao lado de sua esposa.

“Minha esposa e companheira, Janilda Nogueira, está cuidando muito bem de mim. Venho aqui, pessoalmente, para dar essa notícia a vocês. Eu estou bem! Fiquem com Deus. Um grande abraço do Roque”, finalizou.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor