Autor de No Rancho Fundo, Mário Teixeira é conhecido por assinar novelas que começam empolgantes, mas logo perdem fôlego. Foi o que aconteceu com O Tempo Não Para, que estreou em 31 de julho de 2018, na faixa das 19h.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novelista demonstrou criatividade ao contar a história de uma família do século 19 que era descongelada nos dias atuais e tinha que se virar para se adaptar. Mas o que parecia promissor acabou aborrecendo o público em pouco tempo.
A audiência correspondeu às falhas do roteiro: O Tempo Não Para estreou com ótimos índices de audiência, mas logo viu os números arrefecerem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a história de O Tempo Não Para?
O Tempo Não Para contava a história da família Sabino, que vivia no século 19. O casal Dom Sabino (Edson Celulari) e Agustina (Rosi Campos), a filha Marocas (Juliana Paiva) e suas irmãs, além de escravizados como Cesária (Olívia Araújo), são congelados num naufrágio em 1886.
Eles são encontrados no ano de 2018 e descongelados. A partir daí, a novela explora a dificuldade da família de se adaptar aos novos tempos. Além disso, Marocas se apaixona pelo jovem surfista Samuca (Nicolas Prattes), num relacionamento marcado pelas diferenças culturais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O romance é ameaçado por Betina (Cleo), apaixonada por Samuca. A família Sabino também se torna alvo dos picaretas Mariacarla (Regiane Alves) e Emílio (João Baldasserini), além do poderoso Amadeu (Luiz Fernando Guimarães), milionário que sonha com a vida eterna e vê nos congelados uma oportunidade de entender melhor a criogenia.
Como foi a audiência de O Tempo Não Para?
Sucessora da problemática Deus Salve o Rei (2018), O Tempo Não Para estreou em alta, arrancando elogios do público e da crítica. A trama estreou com incríveis 32 pontos de audiência, mantendo-se num patamar entre 26 e 29 pontos por um bom tempo.
Mas, no decorrer da história, a novela perdeu fôlego no Ibope. Em setembro de 2018, a novela já tinha despencado para 23 pontos, perdendo ainda mais público até a reta final. O tombo foi tanto que sua média geral foi de 24 pontos, menos do que 25,5 alcançados por Deus Salve o Rei.
Problema recorrente
Mar do Sertão (2022) passou por algo parecido. A trama das 18h não chegou a perder audiência, mas esgotou a trama principal em pouco tempo. A atual No Rancho Fundo segue trilho semelhante.
O Tempo Não Para tinha enorme potencial, já que o autor aproveitava o abismo cultural que separava os “congelados” dos personagens contemporâneos para fazer boas piadas e excelentes críticas sociais. Mas isso não se sustentou ao longo dos seis meses de novela.