Lançada em outubro de 2021, a TV Jovem Pan News nasceu surfando na onda do bolsonarismo, movimento político “abraçado” pela rádio do grupo e que fez o seu sucesso no YouTube e nas redes sociais. Com isso, em pouco tempo, tornou-se uma pedra no sapato dos canais de notícia brasileiros mais antigos.

Tiago Pavinatto
Reprodução / Jovem Pan

Porém, pouco mais de um ano depois, o cenário é bem diferente. Se até pouco tempo atrás, a Jovem Pan batia na CNN Brasil e encostava na GloboNews, atualmente o canal respira por aparelhos e vive crise.

Sucesso instantâneo

Jornal da Manhã
Reprodução / Redes Sociais

O lançamento da TV Jovem Pan News fez barulho no final de 2021. O canal de notícias do tradicional grupo de comunicação brasileiro entrou no ar com programas que, em pouco tempo, conquistaram público cativo. Atrações como Jornal da Manhã (foto acima) e Os Pingos nos Is alcançaram boa audiência, fazendo o novo canal ameaçar a CNN Brasil, com mais tempo de estrada.

Em outubro do ano passado, por exemplo, a emissora já batia seu próprio recorde de audiência. A Jovem Pan anotou 0,12 ponto de média, o que significava um crescimento de 50%, comparado ao mês anterior. O resultado deixou o canal da família Carvalho atrás apenas da GloboNews, que alcançou 0,28 ponto.

Enquanto isso, de acordo com dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo site Teleguiado, a CNN Brasil atingiu 0,08, à frente da BandNews, com 0,04, posicionando-se nas nas últimas posições dentre os canais de notícias brasileiros. No mesmo período, a Record News marcou 0,18 ponto, mas se trata de um canal aberto.

O êxito foi tanto que a CNN Brasil se viu obrigada a mexer na programação para tentar estancar o sucesso da concorrente. Mudanças como a troca de horários entre o agora extinto Expresso CNN e o CNN Primetime foram implantadas justamente na intenção de enfrentar a rival.

Queda

Porém, a boa fase da JP News durou pouquíssimo tempo. Se em outubro do ano passado, o canal estava à frente da CNN Brasil, a situação se inverteu em janeiro deste ano. Os números do Painel Nacional de Televisão (PNT) revelaram que a CNN Brasil fechou o primeiro mês de 2023 empatada em 0,06 ponto com a Jovem Pan, mas à frente no share: 0,19% contra 0,18%.

Hoje, praticamente nenhum programa da Jovem Pan News ameaça a concorrência. Segundo o jornalista Rick Souza, em seu Twitter, apenas o Jornal da Manhã e o Linha de Frente ainda apresentam resultados expressivos. Já o restante da grade não atrai mais a atenção do público.

Crise de imagem

Jovem Pan News - Rodrigo Constantino
Reprodução / YouTube

A queda da Jovem Pan News passa pela crise de imagem que o canal atravessa, sobretudo após as acusações de fake news e do suposto incentivo do canal aos atos golpistas em Brasília de 8 de janeiro. A estação enfrenta uma investigação do Ministério Público Federal.

Para tentar reverter o cenário caótico, a emissora dispensou alguns comentaristas ligados à extrema-direita, como Rodrigo Constantino (foto acima), e tem apostado num maior equilíbrio de opiniões. Recentemente, o canal contratou o ex-CNN André Ramos para assumir a direção de jornalismo e esportes.

O desafio é grande, afinal, o sucesso inicial do canal de notícias está bastante atrelado aos grupos de extrema-direita que fizeram da Jovem Pan News uma espécie de “porta-voz”. Com o “redirecionamento ideológico”, o canal vem perdendo esta plateia e ainda não encontrou um novo público.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor