A atriz Aracy Balabanian faleceu na última segunda-feira (7), aos 83 anos, após lutar contra um câncer de pulmão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1994, a atriz passou por um momento dramático em sua vida: ela perdeu tudo em um incêndio que devastou sua casa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Leia também: Galvão revela que Globo implorou seu retorno: “Chama esse safado de volta”
A tragédia do fogo
Aracy Balabanian, Marisa Orth e Miguel Falabella em Toma Lá, Dá Cá (Reprodução / Globo)O grande desafio que Aracy Balabanian enfrentou em sua vida foi um incêndio em sua casa no Rio de Janeiro em 1994. Na época, a perícia não soube dizer qual foi o motivo do acidente, que deixou a atriz apenas com a roupa do corpo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Joias, dinheiro, móveis, roupas, objetos pessoais: tudo foi perdido. Mas Aracy teve o apoio total de amigos e fãs nesse momento delicado.
“Foi uma loucura! Perdi todos os retratos da minha família. O Brasil todo me ajudou. Hebe fez uma campanha pedindo para me mandarem coisas. Fiquei hospedada na casa da Denise Saraceni. Refiz minha vida, e ela ficou muito mais rica. Ia semanalmente ao Aeroporto Santos Dumont pegar a Nair Belo, que vinha de São Paulo com malas de coisas para me doar”, contou a Quem em julho de 2013.
“Parece que a vida deu uma purificada”
Mas para ela, aquele momento foi uma virada em sua vida: o que poderia ser trágico se tornou um ponto de partida.
“Parece que a vida deu uma purificada… Eu tinha dólares, joias de alguns trabalhos. Fiquei só com a roupa do corpo. Fui para a casa de amigos e a Globo me pagou um flat enquanto se resolvia para onde eu iria. Depois desse episódio, por incrível que pareça, minha vida melhorou”, afirmou Aracy.
E sua carreira ficou marcada por duas personagens inesquecíveis após o incêndio: Filomena Ferreto, de A Próxima Vítima, e Cassandra, de Sai de Baixo.
“Já estávamos cientes que era o fim”
Desde 2022 a atriz lutava contra um câncer de pulmão, mas poucos sabiam do seu real estado de saúde. Em entrevista à Quem, Cris Thomé, secretária pessoal da atriz, afirmou que ela estava sob cuidados paliativos.
“Ela estava internada desde a última quinta (03/08), teve uma piora e a levamos ao hospital. Quando ela deu entrada na clínica, e os médicos, inclusive o médico particular dela, já nos falaram que era apenas uma questão de mantê-la confortável, sem dor. Já estávamos cientes que era o fim. Ela fez a passagem sem dor, cercada por amigos e pela família”, relatou.
Versátil, Aracy mostrou seu talento ao interpretar papéis fortes, como em Bravo! (1975) O Casarão (1976) e A Próxima Vítima (1995). Mostrou sua verve humorística em Coração Alado (1980), Rainha da Sucata (1990), Deus Nos Acuda (1992) e Sai de Baixo (1996).
Aracy se foi, mas suas personagens permanecem vivas na mente e no coração de milhares de telespectadores, que sorriram e se emocionaram com seu talento.