A atriz Aracy Balabanian faleceu na última segunda-feira (7), aos 83 anos, após lutar contra um câncer de pulmão.

Aracy Balabanian em participação no Persona, da TV Cultura
Aracy Balabanian em participação no Persona, da TV Cultura (reprodução/TV Cultura)

Em 1994, a atriz passou por um momento dramático em sua vida: ela perdeu tudo em um incêndio que devastou sua casa.

Leia também: Galvão revela que Globo implorou seu retorno: “Chama esse safado de volta”

[anuncio_1]

A tragédia do fogo

Toma Lá, Dá Cá - Aracy Balabanian, Marisa Orth e Miguel Falabella
Aracy Balabanian, Marisa Orth e Miguel Falabella em Toma Lá, Dá Cá (Reprodução / Globo)

O grande desafio que Aracy Balabanian enfrentou em sua vida foi um incêndio em sua casa no Rio de Janeiro em 1994. Na época, a perícia não soube dizer qual foi o motivo do acidente, que deixou a atriz apenas com a roupa do corpo.

Joias, dinheiro, móveis, roupas, objetos pessoais: tudo foi perdido. Mas Aracy teve o apoio total de amigos e fãs nesse momento delicado.

“Foi uma loucura! Perdi todos os retratos da minha família. O Brasil todo me ajudou. Hebe fez uma campanha pedindo para me mandarem coisas. Fiquei hospedada na casa da Denise Saraceni. Refiz minha vida, e ela ficou muito mais rica. Ia semanalmente ao Aeroporto Santos Dumont pegar a Nair Belo, que vinha de São Paulo com malas de coisas para me doar”, contou a Quem em julho de 2013.

“Parece que a vida deu uma purificada”

A Próxima Vítima - Aracy Balabanian e Tereza Rachel
Aracy Balabanian e Tereza Rachel em A Próxima Vítima (Divulgação / Globo)

Mas para ela, aquele momento foi uma virada em sua vida: o que poderia ser trágico se tornou um ponto de partida.

“Parece que a vida deu uma purificada… Eu tinha dólares, joias de alguns trabalhos. Fiquei só com a roupa do corpo. Fui para a casa de amigos e a Globo me pagou um flat enquanto se resolvia para onde eu iria. Depois desse episódio, por incrível que pareça, minha vida melhorou”, afirmou Aracy.

E sua carreira ficou marcada por duas personagens inesquecíveis após o incêndio: Filomena Ferreto, de A Próxima Vítima, e Cassandra, de Sai de Baixo.

[anuncio_3]

“Já estávamos cientes que era o fim”

Aracy Balabanian
Aracy Balabanian (Reprodução / Instagram)

Desde 2022 a atriz lutava contra um câncer de pulmão, mas poucos sabiam do seu real estado de saúde. Em entrevista à Quem, Cris Thomé, secretária pessoal da atriz, afirmou que ela estava sob cuidados paliativos.

“Ela estava internada desde a última quinta (03/08), teve uma piora e a levamos ao hospital. Quando ela deu entrada na clínica, e os médicos, inclusive o médico particular dela, já nos falaram que era apenas uma questão de mantê-la confortável, sem dor. Já estávamos cientes que era o fim. Ela fez a passagem sem dor, cercada por amigos e pela família”, relatou.

Versátil, Aracy mostrou seu talento ao interpretar papéis fortes, como em Bravo! (1975) O Casarão (1976) e A Próxima Vítima (1995). Mostrou sua verve humorística em Coração Alado (1980), Rainha da Sucata (1990), Deus Nos Acuda (1992) e Sai de Baixo (1996).

Aracy se foi, mas suas personagens permanecem vivas na mente e no coração de milhares de telespectadores, que sorriram e se emocionaram com seu talento.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor