Nova aposta das tardes da Globo, a Edição Especial de Cheias de Charme (2012) vai trazer uma novidade. A reprise da trama escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira será exibida de segunda a sábado, algo que não acontecia com Mulheres de Areia (1993) e as tramas anteriores da faixa.

Isabelle Drummond, Taís Araújo e Leandra Leal em Cheias de Charme
Isabelle Drummond, Taís Araújo e Leandra Leal em Cheias de Charme (divulgação/Globo)

A decisão de exibir reprises de novelas também aos sábados chega depois que o canal tentou emplacar vários programas no horário, sem sucesso. Foram vários fracassos seguidos nos últimos anos.

Tardes de sábado problemáticas

O Caldeirão do Huck – atualmente Caldeirão com Mion – se tornou o principal programa das tardes de sábado da Globo. No entanto, a emissora tentou, várias vezes, emplacar outros programas para fazer “sala de espera” à atração, sem sucesso.

Um dos fracassos da faixa foi o TV Xuxa, de Xuxa Meneghel, exibido antes do Caldeirão entre 2011 e 2014. A atração da loira não conseguiu se estabelecer no horário e chegava a perder para o Pica-Pau, que era exibido pela Record na mesma hora.

Com o fim da TV Xuxa, o programa Estrelas, comandado por Angélica, que era exibido às 13h45, passou a entrar mais tarde, por volta das 15 horas, a partir de 2015. Mas o novo horário, somado ao desgaste do formato, acabou derrubando a audiência da atração. Com isso, o talk show acabou saindo do ar em 2018.

Programas de temporada

Simples Assim
Angélica no Simples Assim (divulgação/Globo)

Com o final do Estrelas, a Globo passou a promover um rodízio de programas de temporada no horário. As principais apostas foram o musical Só Toca Top e o game show Tá Brincando!, com Otaviano Costa. Mas a audiência seguiu morna e as duas atrações foram limadas.

Em 2020, Angélica retornou ao horário com o Simples Assim, mas a atração também não foi muito bem recebida e não passou da primeira temporada. No ano seguinte, foi a vez do Se Joga, de Fernanda Gentil, ganhar uma versão semanal, também sem sucesso.

Filmes e reprises

Nova Escolinha do Professor Raimundo
Nova Escolinha do Professor Raimundo ( Globo/Estevam Avellar)

Diante de tantos fracassos, a Globo acabou jogando a toalha e decidiu não mais investir em novos programas na faixa anterior ao Caldeirão com Mion. Nos últimos anos, o espaço foi ocupado pelos filmes da Sessão de Sábado e reprises da nova Escolinha do Professor Raimundo.

Nesse meio-tempo, surgiram rumores de que o canal pensava em voltar a investir na faixa. Nomes como Sabrina Sato chegaram até a ser cotadas para ocupar o espaço com uma nova atração.

Porém, isso não aconteceu. Ao que tudo indica, a Globo desistiu de vez de tentar lançar um novo programa no horário e optou pela mesma solução que adotou na grade de segunda a sexta: reprise de novela. Com isso, o canal terá no ar um programa barato e com boa resposta da audiência. Em tempos de economia, a emissora optou pela solução mais simples.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor