No final de 2022, o SBT surpreendeu o público e o mercado publicitário ao alardear uma parceria com a Prime Video, plataforma de streaming da Amazon. O acordo previa a coprodução da novela A Infância de Romeu e Julieta e outras ações.

Bianca Rinaldi em A Infância de Romeu e Julieta
Bianca Rinaldi em A Infância de Romeu e Julieta (Reprodução / SBT)

Mas, após ser anunciada com pompa, a parceria entre as empresas de entretenimento chega ao fim de forma melancólica. O fiasco da novela infantil assinada por Iris Abravanel colocou um fim ao acordo entre o canal de Silvio Santos e a Prime Video.

[anuncio_1]

Fim da parceria

 

A Infância de Romeu e Julieta, novela produzida pelo SBT em parceria com a Prime Video, estreou em maio do ano passado, substituindo Poliana Moça (2022) no horário nobre da emissora. O acordo viabilizou duas “janelas” de exibição da novela: diariamente, nas noites do SBT, e também por meio do streaming, com lotes de capítulos disponibilizados semanalmente na Prime.

Porém, as expectativas das duas empresas não foram alcançadas. No SBT, Romeu e Julieta amarga baixíssimos índices de audiência e já é a trama infantil menos vista da emissora desde que o canal passou a apostar no filão. Na Prime, a novela também não figura entre as produções mais acessadas da plataforma.

Assim, a parceria entre o SBT e a Amazon deve chegar ao fim. De acordo com Flavio Ricco, em sua coluna no portal R7, a próxima novela do canal de Silvio Santos não será produzida em esquema de coprodução. O SBT vai produzir sozinho o folhetim, que ainda não tem data de estreia.

[anuncio_2]

Alta expectativa

A Infância de Romeu e Julieta - Miguel Ângelo e Vittória Seixas
Vittória Seixas e Miguel Ângelo, protagonistas de A Infância de Romeu e Julieta (Divulgação / SBT)

A parceria entre o SBT e a Prime Video foi anunciada no final de 2022. A ideia era investir em coproduções e licenciamentos de produtos. O acordo teve início com a novela Poliana Moça, que passou a integrar o catálogo de streaming. Depois, A Infância de Romeu e Julieta inauguraria as coproduções.

O interesse da Prime Video se justificava baseado no sucesso que novelas infantis do SBT sempre fizeram na Netflix. A “gigante” do streaming disponibilizou vários folhetins do canal em seu cardápio, fazendo com que produções como Carrossel (2012) e Chiquititas (2013) figurassem entre as atrações mais consumidas da plataforma.

Para o SBT, a parceria também era interessante, já que os custos da produção de novelas seria dividido. Com isso, a expectativa era de uma parceria duradoura, que rendesse outras produções e até o “intercâmbio” de conteúdos. A série Jack Ryan, por exemplo, é uma produção da Prime que chegou a ir ao ar no SBT, nas noites de sábado.

[anuncio_3]

Que novela substituirá Romeu e Julieta no SBT?

A Infância de Romeu e Julieta - Matheus Ueta
Matheus Ueta como Leon em A Infância de Romeu e Julieta (Reprodução / Instagram)

Sem a parceira Prime Video, o SBT já iniciou os testes para o elenco de sua próxima novela, que vai substituir A Infância de Romeu e Julieta ainda este ano. Porém, o canal ainda faz mistério sobre qual será a trama infantil que produzirá.

Rumores apontavam uma adaptação de Meu Pé de Laranja Lima ou O Diário de Daniela. No entanto, o canal exibiu, em um “chamadão”, um teaser que revelava que a novela se passaria num jardim misterioso. Com isso, deduziu-se que a trama seria uma adaptação de O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett.

De acordo com Flavio Ricco, o SBT registrou dois títulos que podem batizar o novo folhetim. Um deles é Anna e os Pequenos Gigantes. Outro é Enfrentando Gigantes.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor