Atual novela das nove da Globo, Terra e Paixão precisou ser esticada até o final de janeiro. O motivo foi uma decisão envolvendo Travessia, antecessora que fracassou e derrubou a audiência da faixa das 21h.

Terra e Paixão - Cauã Reymond
Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão (Manoella Mello / Globo)

A trama de Walcyr Carrasco estreou no dia 8 de maio e sempre foi vista como uma espécie de “tábua de salvação” do Ibope do horário das nove. Isso porque o autor é conhecido por ter praticamente só sucessos na carreira.

Até por causa desse currículo positivo do novelista, a Globo o escalou para ficar no ar durante oito meses, algo inimaginável nos dias de hoje. E tudo isso para não prejudicar sua sucessora, o remake de Renascer.

[anuncio_1]

Fracasso mudou planos

Gloria Perez
Gloria Perez (Reprodução / HBO Max)

Novela de Gloria Perez, Travessia deveria ter um total de 191 capítulos. No entanto, a história foi um verdadeiro fracasso, derrubando a audiência da faixa das nove, que ficou com apenas 24,2 pontos de média geral.

Com desempenho pífio, o folhetim passou de 191 para 179 capítulos. Previsto para chegar ao fim no dia 19 de maio, a trama teve seu desfecho antecipado em duas semanas, terminando no dia 5.

[anuncio_2]

Terra e Paixão esticada

Amaury Lorenzo e Diego Martins
Amaury Lorenzo e Diego Martins em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Por conta da mudança de planos da Globo, Terra e Paixão precisou ter seu planejamento inicial alterado e foi esticada antes mesmo da estreia, alongando ainda mais a história, que já passava dos 200 capítulos.

O folhetim de Kelvin (Diego Martins) e Ramiro (Amaury Lorenzo), que deveria estrear em 22 de maio, começou no dia 8, o que afetou lá na frente.

No cronograma inicial da emissora, Terra e Paixão estava prevista para ter 209 capítulos. No entanto, devido ao fim antecipado de Travessia, a trama precisou ganhar mais 12 capítulos, passando para um total de 221.

[anuncio_3]

Motivo da alteração

Renascer - Adriana Esteves e Antonio Fagundes
Adriana Esteves (Mariana) e Antonio Fagundes (José Inocêncio) em Renascer (Divulgação / Globo)

A Globo precisou espichar Terra e Paixão para não prejudicar a reta final da novela e para estrear o remake de Renascer (1993) em melhores condições.

Caso mantivesse os 209 capítulos planejados inicialmente, a trama de Carrasco chegaria ao fim em 05 de janeiro, justamente a primeira semana do ano. Nessa época, o número de televisores ligados é menor e, consequentemente, a audiência é mais baixa.

Seria arriscado encerrar uma novela numa semana como essa, colocando em risco também Renascer, que não teria uma boa entrega de público e ainda estrearia no início de janeiro.

Com isso, a Globo sacramentou a alteração, com o esticamento de Terra e Paixão e a estreia de Renascer marcada para 22 de janeiro.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.