Após fiasco, Globo nunca mais inventou moda no Vale a Pena Ver de Novo
09/10/2022 às 17h15
Durante o último capítulo de Pantanal, na última sexta (07), a Globo surpreendeu ao anunciar a exibição de O Rei do Gado no Vale a Pena Ver de Novo, substituindo A Favorita. Com mais um clássico a caminho, a Globo tem calafrios só de lembrar de quando tentou inventar moda em 2001 e acabou se dando mal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você se lembra quando A Gata Comeu foi exibida novamente pela emissora em 2001? Antes disso, a emissora teve uma experiência mal-sucedida na faixa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você Decide
O Você Decide foi um marco na história da televisão brasileira, ao inovar a dramaturgia na forma de interação com o público: quem escolhia o final da história era o próprio telespectador. Como abordava temas polêmicos, a atração tornou-se um grande sucesso e permaneceu no ar durante oitos anos.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Em julho de 2001, depois da reprise de Roque Santeiro, a emissora buscava uma nova opção para as tardes e resolveu usar o Vale a Pena Ver de Novo para reprisar programas que mais fizeram sucesso. Foram, então, escolhidos os episódios mais marcantes de Você Decide, a princípio, para testar o público.
Apresentado por Suzana Werner, o cenário da atração era bem diferente do original. Emulando um quarto de uma jovem, a modelo apresentava o episódio do dia de uma maneira informal: sentada em um puff, mexendo no computador ou deitada em uma cama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Demonstrando que não estava habituada com a câmera, Suzana foi vítima do Casseta e Planeta, que debochava de suas roupas e de seu jeito de falar.
Inúmeros problemas
O público, acostumado com as reprises das novelas, não gostou nem um pouco da novidade que a Globo apresentou.
A Folha de S.Paulo publicou uma matéria mostrando que inúmeros fãs entraram em contato com a emissora carioca exigindo a volta das novelas. Até um site foi elaborado em protesto, o qual reivindicava o fim da reprise do Você Decide. Além disso, os próprios telespectadores lançaram enquetes no estilo da atração.
Não foram apenas os fanáticos por novelas que se mostraram insatisfeitos. O fato chegou ao Ministério da Justiça, que não gostou nem um pouco de ver uma atração, que era exibida depois da novela das 20 horas, com classificação etária para maiores de 14 anos. O Ministério exigiu que a Globo não exibisse episódios com cenas de drogas, violência e sexo.
Na época, a emissora alegou que estava respeitando as normas e fazendo adaptações, muitas vezes cortando cenas pesadas a fim de manter o conteúdo mais leve para o horário.
Derretendo o Ibope
Além de todos esses problemas, o Você Decide sofria com a audiência. A atração chegava a marcar 10 pontos de média – bem menos que Roque Santeiro, que marcava 13.
A Globo acabou tirando o programa do ar e buscou outro clássico dos anos 1980 para resgatar a audiência do horário. A escolhida foi a novela A Gata Comeu, de Ivani Ribeiro, cujo objetivo era aumentar os números no Ibope nas tardes globais.
Em 2016, a emissora cogitou voltar com o Você Decide em um novo formato e com a apresentação de Patrícia Poeta. Um episódio piloto até foi escrito, porém nunca foi gravado. Por fim, o projeto acabou engavetado.