O remake de Renascer, novela de Benedito Ruy Barbosa adaptada por Bruno Luperi, termina no início de setembro. No entanto, os fãs da obra do autor não vão ficar órfãos de seu universo rural.

Regiane Alves em Cabocla
Regiane Alves em Cabocla

Isso porque a Globo bateu o martelo e definiu que Cabocla (2004), sucesso do novelista, será a substituta de Cheias de Charme (2012). A trama estrelada por Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira ganhará uma Edição Especial prevista para estrear em agosto.

A trama é um remake de uma novela escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1979, protagonizada por Gloria Pires e Fabio Jr. Ou seja, mesmo com Renascer não tendo atendido às expectativas da emissora, a Globo volta a apostar numa obra do veterano autor.

Qual novela substituirá Cheias de Charme na Globo?

De acordo com o site F5. da Folha de S. Paulo, a Globo bateu o martelo e definiu que Cabocla substituirá Cheias de Charme na faixa Edição Especial, às 14h40. A novela deve entrar no ar no final de agosto, dividindo espaço com a última semana do atual folhetim.

Cheias de Charme, vale lembrar, deve ficar fora do ar durante o período dos Jogos Olímpicos, entre 26 de julho e 11 de agosto. Assim, a novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira voltará apenas para se despedir do público, já que entrará na reta final.

A Globo ainda não confirma, mas tudo indica que Cabocla será relançada em 26 de agosto. A novela terá a missão de elevar a audiência do horário, em baixa por conta do fracasso de Cheias de Charme.

Qual a história de Cabocla, substituta de Cheias de Charme?

Cabocla - Daniel de Oliveira e Vanessa Giacomo
Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira em Cabocla (Gianne Carvalho / Globo)

Exibida de 10 de maio a 20 de novembro de 2004, com 167 capítulos, Cabocla conta a história do jovem Luis Jerônimo (Daniel de Oliveira), um bon vivant que vive na cidade e tem sua vida virada do avesso ao ser diagnosticado com uma lesão no pulmão. O médico, então, o aconselha a viver no campo e respirar ar puro.

É assim que ele vai parar na fazenda do coronel Boanerges (Tony Ramos). Ali, ele conhece a jovem Zuca (Vanessa Giácomo), afilhada de Boanerges, por quem se apaixona. Porém, a moça é noiva de Tobias (Malvino Salvador).

Boanerges é um velho rival do coronel Justino (Mauro Mendonça). Os dois disputam a preferência política dos habitantes de Vila da Mata, e o conflito entre eles fica mais acirrado depois que Belinha (Regiane Alves), filha de Boanerges, se envolve com Neco (Danton Mello), filho de Justino.

Missão complicada

Cabocla será reprisada pela segunda vez na Globo com uma missão bastante complicada. A trama terá como principal objetivo elevar a audiência da Edição Especial, que perdeu fôlego com a exibição de Cheias de Charme.

O Cravo e a Rosa (2000), Chocolate com Pimenta (2003) e Mulheres de Areia (1993), que vieram antes, registraram bons índices de audiência. Mas a saga das Empreguetes derrubou os índices e ressuscitou uma velha dor de cabeça da Globo: a concorrência com o Balanço Geral, da Record, que exibe no horário o quadro A Hora da Venenosa.

Foi o quadro de fofocas com Fabíola Reipert que acabou com os programas Vídeo Show e Se Joga. Mas, quando optou por reprisar novelas no horário, a Globo recuperou sua confortável liderança. Porém, a posição voltou a ficar ameaçada com Cheias de Charme. Cabocla, então, terá que mudar este cenário.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor