Uma das musas da televisão brasileira, Malu Mader era uma das principais estrelas do elenco da Globo na década de 1990. Em 1991, foi protagonista da novela O Dono do Mundo, escrita por Gilberto Braga.

O Dono do Mundo

A personagem que ela vivia era Márcia, uma professora que acaba sendo enganada pelo oportunista Felipe Barreto (Antônio Fagundes). A novela sofria com a audiência e, para piorar, o papel de Malu foi duramente criticado.

Meses depois, a novela foi esquecida e a atriz fez sucesso como protagonista em Anos Rebeldes, minissérie que relatava os anos de chumbo da ditadura militar. A produção inspirou, por exemplo, os estudantes a pintar os rostos e ir às ruas contra o então presidente Fernando Collor.

Susto

Anos Rebeldes

Depois de Anos Rebeldes, a atriz teve que adiar as férias. Tudo começou durante as gravações da minissérie. Malu sentiu fortes dores na região da bexiga e, durante uma ultrassonografia, foi descoberto um tumor no fígado.

Com o fim da produção, ela viajou diretamente para os Estados Unidos e se submeteu a uma cirurgia.

A imprensa abordou o assunto de forma muito confusa. Foram divulgadas informações de que se tratava de endometriose, câncer no intestino e outros diagnósticos imprecisos.

A verdade é que, após o exame de laparoscopia ao qual Malu foi submetida, foi constatado um tumor benigno, para o alívio dela e de seus fãs no Brasil.

Cirurgia e recuperação

Malu Mader

Mesmo assim, ela precisou ser submetida a uma cirurgia com David Murray Brennan, chefe dos cirurgiões do Centro de Câncer Sloam Kattering, do New York Memorial Hospital.

O procedimento foi um sucesso e a atriz se recuperou totalmente. Ela então retornou ao Brasil cerca de um mês depois de seu primeiro exame.

Em março de 1993, Malu voltou para as novelas como Wanda Machado, uma das protagonistas da mal-sucedida O Mapa da Mina, última trama de Cassiano Gabus Mendes.

Malu Mader

Atualmente com 55 anos, seu último trabalho em novelas até o momento foi em Haja Coração, exibida em 2016.

A atriz foi demitida da Globo em 2018, após 35 anos de casa. Hoje, ela deixou de aparecer nas telinhas e tem se dedicado à direção e ao cinema.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor