Destaque no BBB20, Rafa Kalimann se tornou uma grande aposta da Globo após sua participação no reality show. Em tempo de demissões, no qual a emissora vem priorizando acordos por obra, a influenciadora digital assinou um contrato de longo prazo e, desde então, vem buscando um lugar ao sol.

De cara, a ex-BBB emplacou um programa com seu nome, algo cada vez mais raro no canal. O talk show Casa Kalimann, uma espécie de Adnight Show (2016) em cenário cor-de-rosa, estreou no Globoplay cheio de pompa. Mas não disse a que veio…

Equívoco

Casa Kalimann - Rafa Kalimann
Divulgação / Globo

A atração, de roteiro frouxo e formato tosco, acabou virando piada nas redes sociais. Até mesmo Boninho, responsável pelo projeto, fez graça sobre o assunto em recente participação no Lady Night, do Multishow.

“Eu tive que gravar o ‘Casa Kalimann’. […] Mal. Desculpa, Rafa, mas mal. Adoro a Rafa, mas me arrependo [do programa]”, afirmou, ao ser questionado por Tatá Werneck sobre sua reação às críticas negativas.

A própria atriz, em palestra num congresso empresarial, admitiu o fracasso:

“O nome do programa foi o nome que a Rafa de 12 anos de idade criou. E poderia ter sido um não. Porque não foi bom, não foi bom. Se eu voltasse no tempo e soubesse o que eu passaria dando o não, eu daria um sim [de novo]”, relembrou, sem citar nominalmente o programa.

Vem aí

Vai na Fé - Rafa Kalimann
Divulgação / Globo

Com o fracasso da primeira aposta, Rafa Kalimann agora vem sendo escalada para trabalhos como atriz. A artista emplacou um personagem na série Rensga Hits! (2022), no Globoplay e, em breve, fará sua primeira novela – em 2019, Rafa fez uma ponta em A Dona do Pedaço, vivendo ela mesma.

A celebridade será uma das atrações de Vai na Fé, próxima trama das sete. No enredo assinado por Rosane Svartman, a influenciadora viverá Gisela, ex-participante de reality e interesse amoroso do cantor Lui Lorenzo – José Loreto, namorado da famosa na vida real.

“Foi uma delícia, divertido. Eu contracenei com Renata Sorrah, isso para mim foi um dos maiores presentes que esse ano me trouxe. Eu amo essa mulher! Ficava no set observando tudo, admirada com o poder que ela traz para a cena. Foi muito bom estar com ela, com o José, o Luis Lobianco, a Letícia Salles”, destacou ao portal Gshow.

Carreira de atriz

Rensga Hits - Alice Wegmann e Rafa Kalimann
Reprodução / Instagram

A personagem em Vai na Fé surge pouco tempo depois da estreia de Rensga Hits!, série que se tornou um dos principais lançamentos do Globoplay este ano. Estrelada por Alice Wegmann, a produção sobre o universo feminino no sertanejo conquistou público e crítica com seu enredo leve e divertido.

Na série, Rafa Kalimann viveu Paloma, uma influenciadora digital que acompanha os passos do meio musical. Na coletiva de lançamento, a artista comentou que sua personagem surgiu com uma “ajudinha” de Deborah Secco, uma das protagonistas da trama.

“Essa sementinha foi plantada por Deborah Secco, que comentou comigo sobre ‘Rensga’ e foi levar a ideia de tentar, de alguma maneira, que eu estivesse presente na série – até por fazer parte dessa minha vida. E aí surgiu Paloma”, explicou.

Com os novos trabalhos, Rafa Kalimann se afasta da carreira de apresentadora e investe no ramo da atuação. A própria artista admitiu que pretende priorizar seu lado atriz nos próximos anos.

“Eu quero atuar. Eu quero continuar estudando em prol disso. Tenho projetos para 2023 que vão acontecer, talvez no começo, como estrear no teatro, que é uma coisa que vou fazer entre outras. Quero focar e experimentar este lugar”, adiantou em entrevista ao Yahoo Brasil.

Nova Grazi Massafera?

Rafa Kalimann
Reprodução / Instagram

Na época da contratação pela Globo, de acordo com o portal Notícias da TV, a ideia da emissora era transformar a influenciadora digital numa “nova Grazi Massafera”. O canal enxergou potencial na artista e decidiu investir para transformá-la numa grande estrela.

A casa teria traçado um plano de desenvolvimento de formação artística com vários profissionais, como uma fonoaudióloga e um diretor de teatro. A ideia era prepará-la para diversas funções.

Ainda segundo o NTV, o plano inicial era apostar em Rafa no streaming, primeiro “como ela mesma e, depois, como atriz de obras de ficção”. Ou seja, até aqui, o canal está cumprindo à risca o planejamento inicial.

Ao que se vê, há um cuidado com Rafa Kalimann que não foi dispensado a Jade Picon, por exemplo. Enquanto Rafa emplaca pequenos trabalhos e se dedica à preparação, Jade foi jogada aos leões ao assumir uma das personagens principais de Travessia, mesmo sem nenhum preparo para isso.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor