Após o fiasco de suas últimas novelas de temática adulta, Amor e Revolução (2011) e Corações Feridos (2012), o SBT mudou de tática e mirou no público infantil, com Carrossel (2012) e as demais tramas para crianças, como a atual Poliana Moça. Desde então, criou-se uma expectativa do público para que a emissora voltasse a produzir novelas “adultas”.

Poliana Moça - Sophia Valverde
Reprodução / SBT

Afinal, com um “pé” no México, o canal de Silvio Santos conquistou um público cativo ao produzir folhetins com a mesma “pegada” dos da Televisa, casos de Fascinação (1998) e Pérola Negra (1998), além das famosas adaptações de narrativas mexicanas, como Pícara Sonhadora (2001) e Canavial de Paixões (2003). Com isso, estabeleceu uma audiência fiel, que sente falta destas produções.

Up na dramaturgia

A Infância de Romeu e Julieta - Miguel Ângelo e Vittória Seixas
Lourival Ribeiro / SBT

Assim, vira e mexe, surge um comentário na imprensa afirmando que o SBT estaria planejando uma retomada de novelas brasileiras adultas. Com a recente parceria fechada pela emissora, o assunto voltou a ganhar força e pode finalmente se tornar uma realidade.

No final de 2022, o SBT firmou um acordo com a Prime Video para a coprodução de A Infância de Romeu e Julieta, enredo infantil que substituirá Poliana Moça em 2023, com Miguel Ângelo e Vittória Seixas como protagonistas (foto acima).

O streaming da Amazon, de olho na excelente aceitação das tramas do SBT junto ao público da Netflix, resolveu investir no filão.

Força extra

Poliana Moça - Dalton Vigh e Sophia Valverde
Reprodução / SBT

Com isso, o SBT conseguiu uma boa injeção de ânimo em sua dramaturgia, já que a Amazon injetará novos recursos na produção. A trama será exibida pelo canal aberto, mas também terá seus capítulos disponibilizados no streaming.

Ou seja, a emissora terá um grande “up” no setor em 2023. Assim, o cenário fica mais favorável para retomar o antigo plano de abrir um novo horário de novelas, desta vez voltadas ao público adulto.

Volta dos dramalhões

Pícara Sonhadora - Bianca Rinaldi e Petrônio Gontijo
Divulgação / SBT

De acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, a direção do SBT já trabalha no planejamento da programação de 2023. A ideia é realizar novos investimentos, tanto na dramaturgia quanto no entretenimento, na tentativa de driblar a grave crise que o canal atravessa.

Ainda segundo Ricco, a abertura de um segundo horário de teledramaturgia faz parte destes planos, com boas possibilidade de ser viabilizada.

Mas há um porém: Silvio Santos. Como se sabe, todas as novas ideias precisam passar pela aprovação do dono do SBT. Que, de acordo com Ricco, não tem aprovado projetos com tanta facilidade…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor