Ao assumir a presidência da CNN Brasil, o executivo João Camargo iniciou uma nova estratégia visando melhorar a saúde financeira do canal de notícias. A medida mais drástica foi a demissão de mais de 100 profissionais no final do ano passado, ato que já gerou uma enorme economia para os cofres da emissora.

CNN Brasil - Daniela Lima
Reprodução / CNN Brasil

Camargo, no entanto, não escondeu que seus planos são ambiciosos. Ao mesmo tempo em que corta de um lado, o presidente da CNN Brasil visa ampliar o alcance da marca e até mesmo chegar à TV aberta. No entanto, enquanto o canal aberto não vem, a CNN segue os passos da concorrência e atinge as parabólicas.

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Boa fase

CNN Brasil - Márcio Gomes
Reprodução / CNN Brasil

Após levar um “susto” com o lançamento da Jovem Pan News, que lhe roubou preciosos pontinhos de audiência, a CNN Brasil vive uma fase mais tranquila. Porém, o canal de Rubens Menin ainda vê na emissora da família Carvalho como uma de suas principais rivais e, portanto, busca competir em pé de igualdade com a concorrente.

Com isso, a CNN tratou de conquistar um espaço nas parabólicas. De acordo com o portal Notícias da TV, o canal adquiriu uma frequência para disponibilizar seu sinal gratuitamente nos domicílios com a antena. Com isso, os 35 milhões de domicílios que possuem parabólicas no país terão acesso à programação da emissora.

Trata-se do mesmo caminho da Jovem Pan News. Desde sua estreia, em setembro de 2021, o canal oriundo da famosa rede de rádios já disponibiliza seu sinal em parabólicas, além de estar presente nos pacotes das operadoras de TV por assinatura.

Novos negócios

CNN Brasil - William Waack
Reprodução / CNN Brasil

A chegada da CNN Brasil às parabólicas amplia a possibilidade de negócios do canal. Isso porque a emissora de nomes como Daniela Lima, Márcio Gomes e William Waack poderá negociar com seus clientes a inserção de campanhas publicitárias específicas para o público que possui a antena.

No entanto, a CNN Brasil ainda não desistiu de ter um canal aberto. A emissora segue tentando negociar sua entrada em algum sinal do tipo na Grande São Paulo.

Lucro

Jornal da CNN - Monalisa Perrone
Reprodução / CNN Brasil

A CNN Brasil estreou em março de 2020 com uma ostensiva campanha de divulgação e um elenco repleto de grifes do jornalismo, como Monalisa Perrone (foto) e William Waack. Foi uma aposta alta, que não se revelou sustentável: de acordo com matéria do Notícias da TV, de dezembro de 2022, o canal amargava um rombo de mais de R$ 300 milhões em seus primeiros anos.

Daí as inúmeras mudanças implantadas nos últimos meses. Além de demitir mais de 100 profissionais, entre eles a própria Monalisa Perrone, a CNN Brasil também alterou a programação. As atrações de entretenimento da linha CNN Soft foram abolidas e o canal passou a investir mais em informação ao vivo.

A audiência subiu nos primeiros meses de 2023. Atualmente, a CNN Brasil já deixou a Jovem Pan News para trás. Além disso, João Camargo afirmou, em recente entrevista ao UOL, que o canal já começou o ano no azul, com um saldo positivo de R$ 3 milhões nos dois primeiros meses.

“Fechamos dois clientes grandes no início deste ano”, contou. “Ainda não dá para dizer que vencemos a guerra, mas os primeiros resultados são bastante promissores”, afirmou, otimista.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor