Após estancar crise, CNN dá mais um passo para virar TV aberta
01/03/2023 às 8h27

Ao assumir a presidência da CNN Brasil, o executivo João Camargo iniciou uma nova estratégia visando melhorar a saúde financeira do canal de notícias. A medida mais drástica foi a demissão de mais de 100 profissionais no final do ano passado, ato que já gerou uma enorme economia para os cofres da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Camargo, no entanto, não escondeu que seus planos são ambiciosos. Ao mesmo tempo em que corta de um lado, o presidente da CNN Brasil visa ampliar o alcance da marca e até mesmo chegar à TV aberta. No entanto, enquanto o canal aberto não vem, a CNN segue os passos da concorrência e atinge as parabólicas.
Boa fase

Reprodução / CNN Brasil
Após levar um “susto” com o lançamento da Jovem Pan News, que lhe roubou preciosos pontinhos de audiência, a CNN Brasil vive uma fase mais tranquila. Porém, o canal de Rubens Menin ainda vê na emissora da família Carvalho como uma de suas principais rivais e, portanto, busca competir em pé de igualdade com a concorrente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, a CNN tratou de conquistar um espaço nas parabólicas. De acordo com o portal Notícias da TV, o canal adquiriu uma frequência para disponibilizar seu sinal gratuitamente nos domicílios com a antena. Com isso, os 35 milhões de domicílios que possuem parabólicas no país terão acesso à programação da emissora.
Trata-se do mesmo caminho da Jovem Pan News. Desde sua estreia, em setembro de 2021, o canal oriundo da famosa rede de rádios já disponibiliza seu sinal em parabólicas, além de estar presente nos pacotes das operadoras de TV por assinatura.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Novos negócios

Reprodução / CNN Brasil
A chegada da CNN Brasil às parabólicas amplia a possibilidade de negócios do canal. Isso porque a emissora de nomes como Daniela Lima, Márcio Gomes e William Waack poderá negociar com seus clientes a inserção de campanhas publicitárias específicas para o público que possui a antena.
No entanto, a CNN Brasil ainda não desistiu de ter um canal aberto. A emissora segue tentando negociar sua entrada em algum sinal do tipo na Grande São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lucro

Reprodução / CNN Brasil
A CNN Brasil estreou em março de 2020 com uma ostensiva campanha de divulgação e um elenco repleto de grifes do jornalismo, como Monalisa Perrone (foto) e William Waack. Foi uma aposta alta, que não se revelou sustentável: de acordo com matéria do Notícias da TV, de dezembro de 2022, o canal amargava um rombo de mais de R$ 300 milhões em seus primeiros anos.
Daí as inúmeras mudanças implantadas nos últimos meses. Além de demitir mais de 100 profissionais, entre eles a própria Monalisa Perrone, a CNN Brasil também alterou a programação. As atrações de entretenimento da linha CNN Soft foram abolidas e o canal passou a investir mais em informação ao vivo.
A audiência subiu nos primeiros meses de 2023. Atualmente, a CNN Brasil já deixou a Jovem Pan News para trás. Além disso, João Camargo afirmou, em recente entrevista ao UOL, que o canal já começou o ano no azul, com um saldo positivo de R$ 3 milhões nos dois primeiros meses.
“Fechamos dois clientes grandes no início deste ano”, contou. “Ainda não dá para dizer que vencemos a guerra, mas os primeiros resultados são bastante promissores”, afirmou, otimista.