CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Juliana Paes chamou a atenção positivamente na primeira fase de Renascer. A atriz apareceu de uma maneira diferente de tudo o que já tinha feito na telinha ao encarnar a cafetina Jacutinga.
Mas os elogios deram lugar às piadas na mudança de fase da novela. A trama deu um salto de 30 anos e trouxe Juliana Paes, que tem 44 anos, caracterizada para aparentar 70, a idade de Jacutinga na segunda fase. Pois a maquiagem não convenceu e só fez Juliana Paes passar vergonha. Precisava?
Em breve, ela deixará a história depois que sua “casa de damas” ir à falência. Sem mais o que fazer no vilarejo, simplesmente irá embora, a partir do capítulo do próximo dia 16 de fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Sua saída da trama, já prevista, corrige o maior erro do remake até o momento.
Envelhecimento
Na passagem de tempo de Renascer, Humberto Carrão deu lugar a Marcos Palmeira como José Inocêncio. Já Jackson Antunes assumiu Deocleciano, vivido anteriormente por Adanilo. Ana Cecília Costa, por sua vez, interpreta a versão madura de Morena, vivida inicialmente por Uiliana Lima.
Mas Juliana Paes, que vive a cafetina Jacutinga, não deu lugar a outra atriz na trama das nove da Globo. A direção da novela optou por envelhecer Juliana por meio de técnicas de maquiagem. A ideia era dar a impressão de que Jacutinga é uma mulher de 70 anos.
Porém, a maquiagem da Globo deixou a desejar. Além de as marcas na pele terem ficado mais parecidas com queimaduras do que com rugas, as mãos da atriz denunciavam a verdadeira idade da intérprete de Jacutinga.
[anuncio_2]
Virou piada
Nas redes sociais, as falhas na maquiagem de Juliana Paes viraram piada. Muita gente reparou que as mãos de Jacutinga permaneceram jovens após a passagem de tempo.
“Querendo a receita de hidratante para mão da dona Jacutinga, com o rosto todo enrugado e a mão lisinha”, brincou um internauta identificado como Cli.
“A mão da Jacutinga intacta enquanto o resto todo envelheceu”, observou Christian.
Diante disso, observa-se que a opção por envelhecer Juliana Paes foi um ponto fora da curva em Renascer. A trama vem sendo muito elogiada por conta do capricho de sua produção, mas a caracterização da atriz destoa disso. Foi um erro da direção da novela.
Por que não uma atriz veterana?
Provavelmente, a direção de Renascer optou por maquiar Juliana Paes porque Jacutinga deixa a trama em breve. Serão poucos capítulos que a personagem aparecerá com sua aparência de 70 anos.
Mas, ainda assim, teria sido melhor a Globo ter escalado uma atriz veterana para viver Jacutinga idosa. Ainda mais quando há tantas atrizes 70+ disponíveis e ansiosas para voltar ao ar, como Betty Faria, Rosamaria Murtinho ou Angela Vieira. Sonia Braga, que chegou a ter seu nome vinculado à novela, seria uma boa Jacutinga também.
Uma troca de intérpretes, como aconteceu com a maior parte dos personagens, evitaria esse vexame e não exporia Juliana Paes ao ridículo, como vem acontecendo. E, de quebra, a emissora abriria espaço a uma atriz mais velha, o que seria ótimo neste tempo em que veteranos vêm perdendo vez na telinha.
Mas, curiosamente, Chico Diaz (padre Santo), Matheus Nachtergaele (Norberto) e Edvana Carvalho (Inácia) também não foram substituídos na segunda fase de Renascer. Porém, ao menos, a caracterização deles está mais natural e menos bizarra – embora pareça que o tempo não passou para eles na novela…