Ator que está no elenco de Viver a Vida (2009), atualmente em reprise no Viva, Leonardo Machado perdeu a batalha contra o câncer, em uma triste coincidência com um drama que seu personagem viveu na novela.

Viver a Vida - Gisela Reimann e Leonardo Machado
Leonardo Machado e Gisela Reimann em Viver a Vida (Divulgação / Globo)

No folhetim de Manoel Carlos, o ator interpretou Léo, que sofreu com a doença da esposa, Marta (Gisela Reimann), que tinha câncer, além de viver uma situação polêmica.

Na história, ele acaba despertando o interesse de Ariane (Christine Fernandes), a médica de sua mulher, que luta para manter os princípios éticos e não se envolver com o marido da paciente.

A trajetória de Leonardo Machado

Nascido em Porto Alegre (RS), Leonardo Machado começou sua carreira nas artes em sua terra natal, fazendo participações em curtas-metragens e peças de teatro. Depois, ele se destacou no cinema, estando em 26 longas.

Prestigiado no cinema, chegou a apresentar o Festival de Cinema de Gramado. Em 2009, chegou a ser premiado com um troféu do Festival, ao ser eleito como melhor ator pelo papel no filme Em Teu Nome, em que interpretou um estudante durante o período da Ditadura Militar.

Com uma longa carreira que teve início no fim da década de 1990, Leonardo esteve ainda em 36 curtas, 11 peças e várias séries

Carreira na Globo e destaque em Viver a Vida

Ana Paula Arósio e Leonardo Machado em Na Forma da Lei
Ana Paula Arósio e Leonardo Machado em Na Forma da Lei

Ao longo de sua carreira, Leonardo passou quase toda sua trajetória na televisão na Globo, onde estreou na TV em O Clone (2001), interpretando o personagem Guilherme. Depois, ele voltou em Senhora do Destino (2004).

O único trabalho televisivo fora da emissora carioca foi a série luso-brasileira Segredo (2005), da RTP1. Em seu retorno à Globo, participou de Malhação (2006) e teve seu primeiro papel de destaque no canal em Viver a Vida.

No ano seguinte, o ator viveu seu primeiro protagonista, o Célio de Na Forma da Lei (2010). Na série escrita por Antonio Calmon, o personagem era um juiz que buscava justiça pela morte do amigo, Eduardo (Thiago Fragoso), assassinado pelo filho de político que saiu impune pelo crime.

Em seguida, Leonardo esteve em O Brado Retumbante (2012) e Salve Jorge (2012), sua última novela. O último trabalho na televisão foi a minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora (2018).

O que aconteceu com Leonardo Machado, o Léo de Viver a Vida?

Em 2016, Leonardo Machado passou a enfrentar uma batalha na vida pessoal ao ser diagnosticado com um câncer no fígado. Ele travou uma luta contra a doença durante alguns anos, mas a situação era irreversível.

O ator morreu no dia 28 de setembro de 2018, aos 42 anos. Ele estava internado no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS).

O último trabalho de Leonardo foi no filme Legalidade (lançado em 2019), em que interpretou o político Leonel Brizola. Pelo papel, ele levou o prêmio de Melhor Ator, em homenagem póstuma no Festival Guarnicê de Cinema.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.