O último sábado (24) é um dia para ser esquecido no SBT. A emissora de Silvio Santos registrou a pior média-dia de sua história. Com isso, o canal que já disputou a liderança de audiência com a Globo agora chega a perder a terceira colocação para a Band.

Programa Silvio Santos
Silvio Santos à frente de seu dominical (Reprodução / SBT)

Em meio a esta crise, os rumores sobre uma possível venda da emissora voltaram com força total. Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos e atual vice-presidente do SBT, se pronunciou sobre o assunto.

[anuncio_1]

Crise sem fim

Daniela Beyruti
Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos (Reprodução / Web)

O SBT vem batendo recordes negativos nos últimos dias. Mas no sábado (24), a emissora chegou ao fundo do poço ao registrar anêmicos 2,6 pontos entre 7h e 0h, de acordo com dados do Kantar Ibope Media divulgados pelo Notícias da TV. Na média das 24h, os números são ainda piores: 2,3 pontos.

Trata-se da menor média-dia da história do SBT. Com o resultado, o canal chegou a ficar atrás da Band em vários momentos. Tanto que a maior audiência no dia da emissora, o Esquadrão da Moda, deu menos audiência que o programa mais visto da Band, o policial Brasil Urgente.

Enquanto o reality show apresentado por Renata Kuerten e Lucas Anderi anotou 3,1 pontos, o telejornal policial vespertino cravou 3,3. Ou seja, aos poucos, o SBT, que já perdeu a vice-liderança para a Record, agora periga perder o terceiro lugar para a estação do Morumbi.

SBT à venda

Programa do Ratinho
Reprodução / SBT

Em meio a esta crise de audiência sem precedentes, o SBT também se vê envolvido em boatos de venda. Os rumores ganharam força no início do ano passado, quando Carlos Massa, o Ratinho, visitou uma multinacional e fez uma espécie de intermediação de venda do SBT.

De acordo com o portal Notícias da TV, o próprio Ratinho já teria se interessado em comprar o canal, além de ter oferecido a emissora para o empresário Nelson Tanure. Tanure, que é acionista da Light, Gafisa e Tim, já se interessou em ter uma televisão no passado: era ele o homem por trás da TV JB, emissora que ficou no ar durante poucos meses em 2007.

Mas, ainda de acordo com o NTV, Ratinho não foi o único a oferecer o SBT. Guilherme Stoliar, sobrinho do dono da emissora e ex-presidente do Grupo Silvio Santos, teria intermediado uma conversa com Rubens Menin, dono da CNN Brasil. Fabio Faria, ex-ministro das comunicações e marido de Patrícia Abravanel, também teria oferecido a emissora para André Esteves, do BTG Pactual.

[anuncio_3]

Nada feito

Programa Silvio Santos - Patricia Abravanel e Silvia Abravanel
Silvio Santos entre as filhas Silvia e Patricia Abravanel (Divulgação / SBT)

Apesar de tantas conversas, nenhuma tentativa de venda do SBT foi para a frente. E, de acordo com Daniela Beyruti, vice-presidente da emissora, isso não vai acontecer. Em entrevista ao Notícias da TV, a filha de Silvio Santos garantiu que a família não está nem um pouco interessada em se desfazer da televisão.

“Tudo o que aconteceu não tinha o aval da família”, explicou a executiva.

“O SBT não está à venda, e a família continua acreditando no negócio. Somos produtores e distribuidores de conteúdo”, completou a “filha número três”.

Ainda de acordo com o NTV, um dos personagens desta história afirmou que, na verdade, nenhum destes intermediadores tinha carta-branca de Silvio para vender o SBT. De acordo com ele, o apresentador costumava fazer estes contatos apenas para ter dimensão do valor da emissora.

Saindo da crise

Silvio Santos e Daniela Beyruti
Silvio Santos ao lado da filha Daniela Beyruti (Reprodução / Web)

Mas, se o SBT não está à venda, a emissora precisa correr contra o tempo para estancar a fuga de público. Ou então, corre o sério risco de se desvalorizar ainda mais no mercado e estacionar de vez nesta crise sem fim.

A emissora ensaia uma recuperação. Daniela Beyruti acaba de assumir a vice-presidência do canal e tem feito reuniões para diagnosticar os pontos fortes e fracos do SBT. Será somente após uma série de análises que a diretora começará a determinar mudanças e investir em novidades na programação.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor