Após dia de caos, Plantão da Globo assusta público na madrugada

09/01/2023 às 6h47

Por: Thais Milena
Imagem PreCarregada

Horas após exibir a cobertura completa da invasão que bolsonaristas radicalizados realizaram em Brasília, ocupando e depredando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Superior Tribunal Federal, o Plantão da Globo assustou o público no início da madrugada desta segunda (09).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução / Globo

No entanto, não se tratava de nenhuma tragédia, como a vinheta costuma anunciar. Às 0h32, a Globo entrou em cadeia com a GloboNews para exibir informação diretamente de Brasília (DF), onde o repórter Ricardo Abreu informou que o ministro Alexandre de Moraes havia afastado o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pelo prazo de 90 dias.

O boletim durou cerca de três minutos e cortou a exibição do filme Mente de Espião no Domingo Maior. Foi a primeira vez que a vinheta foi utilizada em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Três aparições em 2022

Renata Vasconcellos

Reprodução / Globo

O ano de 2022 teve muitas perdas e acontecimentos relevantes, mas o terror dos brasileiros, a temida vinheta do Plantão da Globo foi utilizada apenas em três oportunidades nesse período.

A primeira vez foi em 23 de fevereiro, no período noturno, quando Renata Lo Prete invadiu a programação para relatar o início da guerra entre Ucrânia e Rússia.

LEIA TAMBÉM:

Confira:

Pelé e Bento XVI

A vinheta voltou a dar as caras somente no dia 29 de dezembro, quando Renata Vasconcellos anunciou a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A Globo exibia o filme da Sessão da Tarde e acabou cancelando outras atrações, como O Rei do Gado e Mar do Sertão, para fazer a cobertura da morte do Atleta do Século 20 e Rei do Futebol.

Para completar o trágico ano de 2022, o Plantão entrou no ar no período da manhã, cortando o programa É de Casa, para anunciar a morte do papa emérito Bento XVI. O boletim foi ancorado por Erick Bang, que fez o anúncio enquanto eram exibidas imagens ao vivo do Vaticano.

Mortes não anunciadas pelo Plantão

O Plantão da Globo não deu as caras em perdas trágicas como da Rainha Elizabeth II e da cantora Gal Costa, pois nos dois casos eram exibidos programas ao vivo que transmitiram as informações.

Enquanto a morte da cantora foi noticiada por Ana Maria Braga no Mais Você, o passamento de Elizabeth foi dado, com certo atraso, por César Tralli, dentro do Jornal Hoje, interrompendo uma reportagem sobre política.

Plantão surgiu em 1991

O Plantão da Globo, da forma como conhecemos, só foi criada em 1991. Antes, eram exibidos boletins com selos dos telejornais da época. A Guerra das Malvinas, em 1982, foi informada com um selo do Jornal Nacional.

Já a internação do presidente eleito Tancredo Neves, um dia antes da posse, em 1985, foi noticiada inicialmente sob a alcunha do Jornal Nacional e, mais tarde, do Jornal da Globo (vídeo acima).

Além de perdas e tragédias, eram rotineiros plantões para informar o aumento dos combustíveis, que acabavam mexendo com a vida de milhões de brasileiros em época de inflação galopante.

Autor(a):

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.