Atriz que estrelou novelas da Globo durante décadas, Eva Todor ficou em situação ruim em seus últimos anos de vida e recebeu ajuda. A emissora carioca, onde trabalhou durante anos, lhe deu um contrato vitalício.

Ney Latorraca e Eva Todor em O Cravo e a Rosa
Ney Latorraca e Eva Todor em O Cravo e a Rosa (divulgação/Globo)

Nascida na Hungria em 1919, Eva se naturalizou brasileira nos anos 1940, quando o então presidente Getúlio Vargas a assistiu no teatro e convidou para se naturalizar.

Com uma extensa carreira na televisão, a veterana esteve em novelas como Locomotivas (1977), A Gata Comeu (1985), Top Model (1989), O Cravo e a Rosa (2000, foto acima), América (2005), Caminho das Índias (2009), entre outras produções.

[anuncio_1]

Contrato vitalício

Eva Todor
Eva Todor em Salve Jorge (reprodução/Globo)

Depois de anos sem atuar e doente, Eva ganhou um contrato vitalício da Globo em 2016. Longe da TV desde 2012, quando esteve em Salve Jorge – sua última novela -, ela sofria com Mal de Parkinson.

Sem ter nenhum parente, a artista, na época com 95 anos, morava acompanhada por uma empregada, um motorista e três enfermeiras que cuidavam dela.

De acordo com informações do jornal Agora São Paulo, a Globo deu à atriz o vínculo vitalício para que ela conseguisse sobreviver e custear as altas despesas com o tratamento da doença.

Leia também: Sucessor de Galvão Bueno na Globo está longe da TV há 11 anos

Famosos privilegiados

Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho
Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho (Daniel Delmiro / AgNews)

Eva fazia parte de um seleto grupo de artistas e jornalistas veteranos que recebem salário da Globo mesmo estando fora do ar.

Outros – poucos – nomes que fizeram parte da história do canal também ganharam a mesma regalia. Entre eles, estão os jornalistas Cid Moreira, Léo Batista e Sergio Chapelin, que decidiram se aposentar da televisão.

O casal de atores Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho também está na lista. No início do ano, Betty Faria, que ainda está trabalhando, também revelou que ganhou um contrato vitalício da emissora.

[anuncio_3]

Surpreendeu em testamento

Top Model
Luis Carlos Arutin e Eva Todor em Top Model (divulgação/Globo)

Nos últimos anos de vida, Eva Todor já estava muito fragilizada por conta da idade avançada e dos problemas de saúde. Com Parkinson e Alzheimer, além de insuficiência cardíaca, ela chegou a ficar em internação domiciliar.

A atriz morreu em 10 de dezembro de 2017, aos 98 anos, vítima de pneumonia. Ela faleceu enquanto dormia em sua casa.

Viúva e sem parentes vivos, Eva surpreendeu em seu testamento. A artista deixou todos os seus bens para os funcionários que cuidaram dela até seus últimos momentos.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.