Após descobrir doença incurável, artista ganhou contrato vitalício da Globo
16/07/2023 às 9h37
Atriz que estrelou novelas da Globo durante décadas, Eva Todor ficou em situação ruim em seus últimos anos de vida e recebeu ajuda. A emissora carioca, onde trabalhou durante anos, lhe deu um contrato vitalício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nascida na Hungria em 1919, Eva se naturalizou brasileira nos anos 1940, quando o então presidente Getúlio Vargas a assistiu no teatro e convidou para se naturalizar.
Com uma extensa carreira na televisão, a veterana esteve em novelas como Locomotivas (1977), A Gata Comeu (1985), Top Model (1989), O Cravo e a Rosa (2000, foto acima), América (2005), Caminho das Índias (2009), entre outras produções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contrato vitalício
Depois de anos sem atuar e doente, Eva ganhou um contrato vitalício da Globo em 2016. Longe da TV desde 2012, quando esteve em Salve Jorge – sua última novela -, ela sofria com Mal de Parkinson.
Sem ter nenhum parente, a artista, na época com 95 anos, morava acompanhada por uma empregada, um motorista e três enfermeiras que cuidavam dela.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
De acordo com informações do jornal Agora São Paulo, a Globo deu à atriz o vínculo vitalício para que ela conseguisse sobreviver e custear as altas despesas com o tratamento da doença.
Leia também: Sucessor de Galvão Bueno na Globo está longe da TV há 11 anos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Famosos privilegiados
Eva fazia parte de um seleto grupo de artistas e jornalistas veteranos que recebem salário da Globo mesmo estando fora do ar.
Outros – poucos – nomes que fizeram parte da história do canal também ganharam a mesma regalia. Entre eles, estão os jornalistas Cid Moreira, Léo Batista e Sergio Chapelin, que decidiram se aposentar da televisão.
O casal de atores Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho também está na lista. No início do ano, Betty Faria, que ainda está trabalhando, também revelou que ganhou um contrato vitalício da emissora.
Surpreendeu em testamento
Nos últimos anos de vida, Eva Todor já estava muito fragilizada por conta da idade avançada e dos problemas de saúde. Com Parkinson e Alzheimer, além de insuficiência cardíaca, ela chegou a ficar em internação domiciliar.
A atriz morreu em 10 de dezembro de 2017, aos 98 anos, vítima de pneumonia. Ela faleceu enquanto dormia em sua casa.
Viúva e sem parentes vivos, Eva surpreendeu em seu testamento. A artista deixou todos os seus bens para os funcionários que cuidaram dela até seus últimos momentos.