Após demitir jornalista, Globo resolve dois problemas de uma só vez
15/06/2023 às 10h38
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O quiprocó envolvendo Cecília Flesch, âncora da GloboNews que foi demitida após reclamar da própria emissora em entrevista a um podcast, acabou sendo útil ao canal de notícias. Sua dispensa serviu para que a estação solucionasse dois graves problemas em sua grade de programação.
Tiago Eltz e Julia Duailibi no comando do GloboNews Mais (Reprodução / GloboNews)A estação do Grupo Globo escalou Monica Waldvogel e Tiago Eltz para substituir Cecília à frente do Em Ponto, num momento em que o jornal carecia de uma urgente reformulação. Assim, Eltz deixa o comando do GloboNews Mais, posto em que não estava sendo bem avaliado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em baixa
Antes mesmo de Cecília Flesch ter o momento “sincerão” que lhe custou o emprego, o Em Ponto já era motivo de preocupação dentro da GloboNews. O telejornal matinal respondia pela menor audiência da grade e via a Jovem Pan News ameaçar sua liderança com os programas Jornal da Manhã e Morning Show.
Com isso, a GloboNews já vinha trabalhando para reformular a atração. Recentemente, o Em Ponto ganhou uma nova chefia e já havia definido um reforço em seu comando, com a chegada da veterana Monica Waldvogel. A princípio, ela dividiria a apresentação do jornal com Cecília Flesch, numa tentativa de resgatar uma tabelinha semelhante à que Julia Duailibi e Octavio Guedes realizavam anteriormente.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Neste contexto, a saída de Cecília Flesch e a chegada de Tiago Eltz ajudam a promover um necessário chacoalhão no matinal. Eltz e Monica Waldvogel vão dar uma nova cara ao Em Ponto, funcionando quase como um relançamento do noticioso. Em tempo de crise de audiência, é uma medida importante.
Remanejamento em boa hora
Além disso, a chegada de Tiago Eltz no Em Ponto vai resolver o problema do GloboNews Mais, noticioso vespertino apresentado pelo jornalista ao lado de Julia Duailibi. Internamente, a direção da GloboNews já havia avaliado que a dupla formada por Tiago e Julia não funcionava. Assim, a separação fará bem ao jornal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Criado para substituir o Edição das 16h e turbinar a grade vespertina do canal de notícias, o GloboNews Mais representa a ascensão de Julia Duailibi, considerada atualmente uma das principais âncoras da emissora. Tiago Eltz, que era correspondente internacional, foi recrutado para a missão também como uma forma de promoção após seu período no exterior.
Porém, na prática, a dupla não deu “liga”. O jornal vespertino, assim como a maior parte da programação da GloboNews, é bastante focado em política, especialidade de Duailibi e do comentarista Octavio Guedes. Com isso, Eltz acabava “sobrando”. Assim, com sua saída, Julia Duailibi e Guedes poderão dominar a cena sem maiores desconfortos.
Despedida
A nova “dança das cadeiras” da GloboNews foi desencadeada pela demissão de Cecília Flesch, que deixa a emissora após 18 anos. A profissional foi dispensada após a repercussão de suas críticas sobre o canal de notícias, disparadas durante uma entrevista da âncora a um podcast.
“Tá um saco, a GloboNews só tem política e economia, economia e política, política e economia”, disse a jornalista ao podcast É Noia Minha?.
Na mesma entrevista, Flesch comentou que a GloboNews tinha sido apelidada por ela e seus colegas de ‘RivoNews’, além de confessar que costumava jogar no celular durante as entrevistas do Em Ponto.