Após demissão, time de veteranos da GloboNews fica ainda menor

Leila Sterenberg - GloboNews

A Globo pegou todo mundo de surpresa ao anunciar a demissão de Leila Sterenberg. A jornalista, que estava à frente do Especial de Domingo, era uma das mais antigas apresentadoras da GloboNews, com mais de 20 anos de serviços prestados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reprodução

Com sua saída, o time veterano do canal de notícias da Globo fica cada vez menor. Do elenco original, apenas André Trigueiro e Elisabete Pacheco seguem como apresentadores da GloboNews.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Cima da Hora

Reprodução / GloboNews

Lançada em outubro de 1996, a GloboNews tinha como principal atração o jornal Em Cima da Hora, que tinha uma edição de 25 minutos a cada hora. Nomes como Maria Beltrão (foto acima), Renata Vasconcellos, Christiane Pelajo, Eduardo Grillo e André Trigueiro eram alguns dos responsáveis pela apresentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

As duas primeiras seguem no Grupo Globo, mas atualmente batem ponto no canal aberto. Já Christiane Pelajo circulou entre os dois canais, mas deixou a emissora recentemente, enquanto Grillo foi demitido em 2015. Deste time, apenas Trigueiro segue no ar, como comentarista e apresentador do Cidades e Soluções.

O time original da GloboNews também contava com vários medalhões da TV Globo, como Ernesto Paglia, Carlos Tramontina e Edney Silvestre, todos dispensados recentemente. William Waack, atualmente na CNN Brasil, também estava na inauguração do canal, assim como Celso Freitas, hoje na Record. Joelmir Betting, Lillan Wite Fibbe e Alexandre Garcia eram outras grifes do canal.

Veterana

Reprodução / Instagram

Leila Sterenberg não fez parte do time original da GloboNews, mas era uma das atuais apresentadoras com mais tempo de casa. A jornalista estreou no canal em 2000 e logo chegou à bancada do Em Cima da Hora. Um de seus primeiros trabalhos de destaque foi a cobertura dos atentados ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001.

Ela também comandou vários outros programas, como Sem Fronteiras, Clube dos Correspondentes, Conta Corrente, Milênio e Arquivo N. No ano passado, passou a comandar o Especial de Domingo, faixa da GloboNews que reúne análises e comentários sobre a semana, e que engloba atrações como o Jornal das Dez.

Experiente, a profissional já havia passado pela revista Veja e pelo canal Bloomberg, antes de chegar à Globo. Ela também ficou conhecida por tocar pautas internacionais, já que fala várias línguas. Em seu lugar no comando do Especial de Domingo, a princípio, deve entrar Erick Bang (na foto acima, ao lado de Leila).

Renovação

Reprodução / GloboNews

Com a saída de Leila Sterenberg, a GloboNews vai perdendo seus rostos mais antigos. Atualmente, além de André Trigueiro, o canal de notícias ainda conta com Elisabete Pacheco (foto acima), que estreou no canal como repórter em 1996 e, hoje, comanda o Conexão GloboNews.

Há uma clara renovação acontecendo. Na atual programação, as principais grifes do canal são nomes com menos tempo de casa, como Andréia Sadi, Julia Duailibi, Natuza Neri e Aline Midlej.

A renovação faz parte da nova estratégia da Globo de cortar custos. Profissionais com mais tempo de casa tendem a acumular “supersalários”, algo que a emissora não está mais disposta a manter. Por isso, grande parte dos jornalistas dispensados recentemente são profissionais veteranos.

Sair da versão mobile