A Globo vai lançar um novo apresentador de telejornal para a rede no próximo feriado de 1º de maio. O profissional vai comandar o Bom Dia Brasil, atração que continua com Ana Paula Araújo (foto abaixo) como âncora principal.

Ana Paula Araújo
Reprodução / Globo

Trata-se de Fred Ferreira, jornalista que não é uma aquisição recente da casa, já que atua em Brasília há anos. Ele vai comandar o jornalístico substituindo Heraldo Pereira, que faz suas entradas diretamente da capital e estará de folga no Dia do Trabalhador.

Apresentador titular e editor-executivo do Bom Dia DF, Fred está na Globo há 15 anos e, pela primeira vez, aparecerá como âncora para todo o Brasil.

O jornalista entra no lugar de Fábio William, folguista que preenchia o espaço e foi demitido pela empresa no último dia 5 de abril, após 27 anos de serviços prestados à emissora.

[anuncio_1]

Quem é Fred Ferreira?

Fred Ferreira
Reprodução / Web

Fred Ferreira iniciou a carreira na TV como repórter e produtor na EBC (Empresa Brasil de Comunicação), na época chamada de Rádio Brás.

O comunicador chegou ao vídeo pouco tempo depois ao comandar o programa Trabalho em Revista, além de cobrir sessões de plenárias do Supremo Tribunal Federal pela TV Justiça.

Sua estreia em uma grande rede foi em 2006, atuando nas mesmas funções de quando começou na filial brasiliense da emissora de Silvio Santos, trabalhando no extinto Jornal do SBT. Por lá, o profissional também chegou a apresentar telejornais locais.

Chegada à Globo

Zileide Silva e Fred Ferreira
Reprodução / Instagram

Fred (na foto acima, com Zileide Silva) foi contratado pela Globo Brasília em 2008 e na líder de audiência também fez de tudo um pouco, começando exatamente como repórter do telejornal que comanda hoje.

Após um tempo apresentando eventualmente alguns telejornais regionais, o jornalista foi alçado ao posto de titular do mesmo em 2010, onde ficou até 2013, voltando à reportagem local e agora também de rede.

Fred se destacou em importantes matérias no Jornal Nacional, como a cobertura da Operação Caixa de Pandora, as manifestações de 2013 e diversas outras denúncias.

Ataques racistas

Fred Ferreira
Reprodução / Instagram

Em novembro de 2022, Fred Ferreira foi vítima de ofensas raciais na internet ao ser chamado por um usuário da Web de “preto desgraçado”. Ele denunciou o crime e em 04 de janeiro deste ano foi informado que a polícia encontrou e autuou o criminoso.

“Hoje, a Polícia Civil do Distrito Federal me informou que o responsável pela ofensa racista que sofri em novembro foi identificado e será indiciado por injúria racial. Esta não é a primeira vez que o racista comete esse tipo crime. Já tem histórico de outra injúria”, publicou em seu Twitter.

Na época, o profissional contou que ficou sem reação ao ataque racista.

“Fiquei o fim de semana inteiro pensando no que fazer. Nem deveria pensar, porque a questão era óbvia: denunciar! A gente fica meio incrédulo, em choque. [Mas] fui muito bem atendido na delegacia. Na verdade, acolhido”, escreveu em suas redes aproveitando para incentivar denúncias em casos de injúrias raciais.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor