André Santana

A RedeTV! sorriu de orelha a orelha ao lançar o Alerta Nacional, de Sikêra Jr., em 2020. O apresentador do Amazonas estreou elevando a audiência da emissora, chegando a alcançar médias em torno dos 3 pontos, excelente resultado para os padrões do canal.

Alerta Nacional - Sikêra Jr
Reprodução / RedeTV!

No entanto, não há baixaria que resista por muito tempo. Não demorou muito para que o policialesco visse seus índices minguarem para menos de 1 ponto no Ibope. Com isso, a RedeTV! acabou desistindo do programa, que deve sair do ar em 28 de abril.

Para substituí-lo, a emissora recrutou o único programa de sua grade que ainda rende boa audiência: o Operação de Risco, de Jorge Lordello. Sucesso nas noites de sábado, a atração vai ganhar uma nova versão para ser exibida diariamente. Com isso, o canal arrisca esvaziar seu único trunfo na programação. Será que vale a pena?

[anuncio_1]

Problema antigo

Alerta Nacional - Jair Bolsonaro e Sikêra Jr
Divulgação / RedeTV!

A RedeTV! vive a pior fase de audiência de sua história. Atualmente, quase nenhum programa da emissora consegue alcançar mais do que 1 ponto no Ibope, sendo que a grande maioria passa bem longe disso. No entanto, a faixa das 18h sempre se mostrou uma das mais problemáticas da grade.

Afinal, a emissora vende o espaço entre 17h e 18h para a Igreja Universal do Reino de Deus. Com isso, a audiência satisfatória do A Tarde É Sua, exibido entre 15h e 17h, cai drasticamente com o início da programação religiosa. Assim, o programa que vem a seguir precisa penar para conseguir subir os números.

Alerta Nacional se revelou uma boa solução para este problema, ao menos inicialmente. Antes da estreia de Sikêra Jr., o canal apostou em programas como Denúncia Urgente, com Edie Polo, ou o Tricotando, com Lígia Mendes, e até desenhos, como Pokémon. Mas nada vingou…

Já o programa apelativo produzido pela TV A Crítica, do Amazonas, conseguiu o improvável e elevou a audiência da faixa. Porém, o formato se revelou de vida curta, já que se desgastou rapidamente. Isso sem falar nas inúmeras críticas que Sikêra Jr. colecionou nos últimos anos, por conta de suas falas polêmicas. Tudo isso ajudou a enfraquecer o Alerta Nacional.

Substituto

Operação de Risco - Jorge Lordello
Divulgação / RedeTV!

Enquanto isso, o Operação de Risco é um sucesso nas noites de sábado da RedeTV!. A atração apresentada por Jorge Lordello é uma das maiores audiências da emissora e chega a rivalizar de igual para igual com a Record e o SBT em seu horário de exibição.

O programa faz muito sucesso ao mostrar operações reais das polícias civil, militar e técnica do Estado de São Paulo. Com tamanho êxito, a RedeTV! decidiu ampliar o espaço do Operação de Risco, que passará a ser exibido diariamente na faixa das 18h, a partir do mês de maio.

É uma escolha que se justifica, tendo em vista que o canal de Amílcare Dallevo e Marcelo de Carvalho não tem muitas opções de atrações com potencial para dar um jeito no problemático horário do fim de tarde. Sendo assim, nada mais seguro que apostar em algo que já vem funcionando bem.

Porém, com a manobra, a estação assume riscos. O Operação de Risco vai muito bem nas noites de sábado e, portanto, ampliar sua presença na grade pode levá-lo a um desgaste desnecessário. A RedeTV! mexe em time que está ganhando, sem garantias de que terá o retorno almejado.

Histórico

Denúncia Urgente - Edie Polo
Reprodução / RedeTV!

Vale lembrar que não é a primeira vez que a RedeTV! aposta no Operação de Risco para tapar o buraco no horário das 18h. No início de 2018, a emissora passou a reapresentar episódios do programa de Jorge Lordello no horário e conseguiu índices de audiência até interessantes.

Empolgada com o bom resultado, a emissora resolveu “incrementar” as reprises do Operação de Risco, encaixando boletins ao vivo durante sua exibição. Na época, Silvio Luiz trazia as notícias do esporte, enquanto Edie Polo comandava o quadro Edie Zap, no qual espectadores mandavam denúncias pelo Whatsapp.

Com o êxito das atrações improvisadas, a RedeTV! tirou do ar o Operação de Risco e lançou duas novas atrações: o Boletim do Esporte e o Denúncia Urgente, que nada mais era que o Edie Zap ampliado. Mas a aposta não deu muito certo e teve vida curta: os programas foram substituídos pelo Tricotando pouco tempo depois.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor