Após o sucesso de Reynaldo Gianecchini em Laços de Família, em 2000, a Globo quis repetir a dose em outra novela de Manoel Carlos. A emissora lançou, em Mulheres Apaixonadas (2003), outro modelo, Rafael Calomeni. Mas o resultado não foi o mesmo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O rapaz começou na carreira artística como modelo, aos 21 anos. Chegou a morar em Nova York, nos Estados Unidos, por causa da profissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sua estreia na televisão foi em 1996, na Bandeirantes, na novela Campeão. Na trama, ele viveu o jogador de futebol Marco Polo. Em 2002, atuou em Marisol, no SBT.
Em 2003, ganhou destaque como Expedito, par de Susana Vieira no folhetim global Mulheres Apaixonadas. No decorrer da trama, ele acaba cedendo ao charme de Marina (Paloma Duarte) e trai a veterana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Depois de interpretar Expedito, o ator ainda esteve em América (2005) e Sete Pecados (2007), mas foi só.
Assinou com a Record em 2009, onde ficou até a série Milagres de Jesus (2014), quando resolveu se afastar da televisão.
“No término do meu contrato com a Record, eu entrei numa fase power familiar. Após isso, tive muita vontade de dar um tempo. Quis isso, escolhi isso… Pra não ser mentiroso, fiz alguns pequenos contatos com Walcyr Carrasco, de quem gosto muito”, declarou o galã numa entrevista.
Loja de bolos
Fora do vídeo, Rafael chegou a ter três lojas especializadas na fabricação de bolos no Rio de Janeiro.
“A ideia de abrir o negócio foi da minha mulher. Eu estava numa fase meio baixo astral com a morte do meu sobrinho, Enzo, e ela achou que seria uma boa abrir um negócio para espairecer. Não é fácil ter um negócio. Mas estou muito feliz, vale a pena”, disse Calomeni ao Ego, em entrevista concedida em 2016.
No trecho acima, ele se refere ao sobrinho Enzo, de seis anos, filho de seu irmão mais velho, que foi diagnosticado com câncer no cérebro e acabou falecendo.
Além disso, desde 2014 ele tem sua própria produtora, onde trabalha como diretor de comerciais e publicidade para a internet.
Família
Depois de dirigir séries para a internet, em 2019 o ex-ator se preparava para o primeiro longa-metragem:
“A direção foi algo que sempre me interessou. Com os trabalhos para a web, consegui ganhar um nome e agora vou fazer o longa. Posso dizer que está sendo um desafio tão grande quanto Mulheres Apaixonadas, meu primeiro grande personagem na TV, logo numa novela de tanto sucesso”, citou, em entrevista à coluna de Patrícia Kogut em 2019.
Na mesma época, Rafael abordou sua separação da dentista Flávia Belchior, com quem tem dois filhos.
“Eu e Flávia temos uma relação muito bacana e, como moramos perto, dividimos a rotina com as crianças. O Matheus, por ser mais velho, ainda está aprendendo a lidar com o processo da separação dos pais. Mas, com muito carinho, estamos conseguindo fazer com que ele entenda. Eu amo ser pai e mostrar as coisas do mundo a eles – conta o ator, atualmente solteiro”, ressaltou, na mesma entrevista.
Ainda longe da televisão, Rafael, que está com 49 anos, compartilha detalhes de sua vida em seu perfil no Instagram, que tem cerca de 72 mil seguidores.