Solange Castro Neves é uma das autoras mais importantes da nossa teledramaturgia. Ela, que durante anos foi colaboradora de Cassiano Gabus Mendes, se destacou ao trabalhar com a veterana Ivani Ribeiro. Tanto que era considerada o braço direito da consagrada escritora, assinando com ela os remakes de suas obras durante sua passagem pela Globo, como Mulheres de Areia, que está sendo reprisada pela emissora.

Elizabeth Savalla em O Sétimo Guardião
Elizabeth Savalla em O Sétimo Guardião

No entanto, em 1996, enquanto trabalhava na novela Quem é Você, criada junto com Ivani Ribeiro e estrelada por Elizabeth Savalla (foto acima), Solange Castro Neves reclamou da desorganização da Globo e acabou sendo mandada embora da emissora. A trama terminava há exatamente 27 anos, em 6 de setembro de 1996.

Parceria de sucesso

A Viagem - Antonio Fagundes e Christiane Torloni
Divulgação / Globo

Entre os maiores sucessos de Ivani Ribeiro que contaram com a colaboração de Solange Castro Neves estão os remakes de Mulheres de Areia (1993) e A Viagem (1994, foto acima), recordistas de audiência da emissora na década de 1990.

Depois disso, Ivani Ribeiro e Solange Castro Neves trabalharam juntas na sinopse de Quem é Você. No entanto, com o falecimento de Ivani em 1995, Solange tocou sozinha o projeto da trama, que foi produzida pelo canal em 1996.

Demitida no meio da novela

Solange Castro Neves
Reprodução

A trama, que narrava a disputa de duas irmãs pelo amor do mesmo homem, foi escrita por Solange Castro Neves (foto acima), com supervisão de Lauro César Muniz. No entanto, o folhetim não alcançou bons índices de audiência, o que fez a autora procurar a alta cúpula da emissora no intuito de discutir uma solução para a novela.

Mas, para sua surpresa, ela não recebeu nenhum apoio. Magoada, Solange Castro Neves decidiu abandonar a novela no capítulo 24, alegando que não retornaria mais. Segundo Solange, a direção da Globo não a procurou para tentar uma mediação para o caso. A emissora, simplesmente, optou por bani-la do projeto e promover Lauro César Muniz, que de supervisor passou a ser o autor principal da novela.

 

Desorganização 

Elizabeth Savalla e Cássia Kis - Quem é Você
Reprodução / Globo

Após esse traumático episódio, Solange avaliou que tudo o que aconteceu foi fruto de uma desorganização da própria Globo. De acordo com ela, a emissora estava passando por um período bastante turbulento na ocasião.

“Estava acostumada a trabalhar com pessoas que conheciam meu estilo e o respeitavam, além da grande confiança mútua. Quando comecei a escrever, senti-me de certa forma órfã de pai e mãe. A Globo estava passando por uma enorme mudança com a saída do Boni, e Ivani, Cassiano [Gabus Mendes] e Paulo Ubiratan haviam falecido”, relatou ela.

Apesar de não guardar mágoas da Globo, no que ela considerou ‘águas passadas’, a empresa adotou uma posição diferente e não queria tê-la novamente em seu quadro de roteiristas. Com isso, anos depois, Solange Castro Neves foi contratada pela TV Record, onde escreveu duas novelas: Marcas da Paixão, em 2000; e Roda da Vida, em 2002.

Continuação de A Viagem 

A Viagem - Guilherme Fontes
Reprodução / Globo

Em julho de 2021, Solange Castro Neves concedeu uma entrevista ao jornalista Alexandre Pequeno, do TV História, na qual revelou que chegou a apresentar a sinopse de um projeto para a continuação de A Viagem, intitulada O Retorno, mas a produção foi vetada pela Globo.

“Há muitos anos, apresentei uma sinopse à Globo sobre a continuação de A Viagem, mas chegamos à conclusão de que o telespectador não estava, ainda, preparado para essa nova etapa”, iniciou a autora.

“Agora, entrando em uma nova era, a de Aquário, em que todos os segredos estão sendo revelados, por acreditar que a humanidade está sedenta de respostas, tenho certeza de que o momento é propício. A trama tem como ideia principal o processo da reencarnação, ou seja, a vida após a vida. Certamente, todos aqueles que se encantaram com a temática de A Viagem, gostarão de saber que a vida é a continuação de uma longa história e que tudo tem uma razão de ser. Não cai uma folha da árvore sem que o Pai tenha ciência disso”, completou ela.

Enquanto uma continuação de A Viagem continua engavetada, a clássica novela está prevista para virar um musical.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor