Os domingos dos anos 1990 eram só alegria! Um quadro que fazia enorme sucesso era As Olimpíadas do Faustão, exibido dentro do Domingão do Faustão. Em meio às provas estapafúrdias, o público ria com os tombos dos participantes.

Faustão
Reprodução / Globo

Outro destaque da atração eram as Pegadinhas, formato usado por diversos programas. Um ator participou dos dois quadros, fazendo muita gente rir: Cosme Monteiro.

Êxito com Faustão

Cosme Monteiro
Reprodução / Gshow

Pessoa com nanismo, Cosme recebeu o convite de um amigo que fazia parte do elenco das Olimpíadas. Ele fez um teste e logo foi contratado para fazer parte dos games Porta da Sacanagem e Ponte do Rio que Cai. Caracterizado, ele tentava andar na ponte, mas sempre recebia uma bolada e acabava na água.

Por conta de sua desenvoltura, o diretor do programa o convidou para fazer parte do elenco das Pegadinhas, outro grande êxito. Ele topou na hora e foi protagonista de clássicas brincadeiras que marcaram época.

“A pegadinha que mais marcou, onde eu fiz o meu nome mesmo, foi a pegadinha do coco. Botamos um isopor com uma plaquinha ‘promoção: coco gelado 50 centavos’. E o coco era vazio”, contou ao Vídeo Show, em junho de 2016.

Outros trabalhos

Cosme Monteiro
Reprodução / Gshow

Bom de improviso, Cosme Monteiro se tornou figura certa no quadro e passou ser uma pessoa famosa, sendo reconhecido nas ruas.

“Teve época que eu andava na rua e tinha que tirar foto, dar autógrafo. Não tinha como não ficar famoso, todo domingo no ar”, relatou Cosme.

Com o fim das Pegadinhas, no final dos anos 1990, Monteiro fez participações em outros programas, como Os Caras de Pau (2010), A Grande Família (2010) e o Tudo Pela Audiência (2016).

O show não pode parar

Cosme Monteiro
Fábio Teixeira

Longe da TV, Cosme passou a fazer vários eventos e trabalhos nas ruas.

“Hoje em dia, eu faço inauguração de loja, animação de festa, personagem vivo, segurança para casamento, debutante… Graças a Deus, a gente não para, agenda supercheia!”, celebrou.

Dois desses trabalhos ganharam destaque na mídia. Fantasiado de Super Homem, Cosme Monteiro andou pelas ruas do Rio de Janeiro com colegas vestidos de Batman e Mulher Maravilha. Além disso, o grupo passou a fazer divertidos strip-teases em festas.

“Todo trabalho tem o seu valor. Tem muitos que menosprezam, mas através dessa dificuldade a gente fez o nosso ganho de vida e a gente faz direito, a gente faz bem feito”, exaltou ele ao Documento Verdade, da RedeTV!, em 16 de setembro de 2016.

Mesmo longe da TV, Cosme mostra o seu talento e carisma em outros projetos. Esse talento foi fundamental para entrar no Domingão e contribuir para o sucesso desse programa nos anos 1990.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor