Prestes a completar 60 anos, Xuxa Meneghel está sendo alvo de inúmeras homenagens. A loira, que iniciou a carreira como modelo e se tornou apresentadora do Clube da Criança na extinta TV Manchete, consagrou-se como a Rainha dos Baixinhos quando contratada pela Globo para comandar o Xou da Xuxa (1986).

Fantástico - Xuxa
Reprodução / Globo

Em participação no programa Altas Horas, capitaneado por Serginho Groisman, no último sábado (11), a artista se emocionou com depoimentos de celebridades e ex-colegas de trabalho. Xuxa revisitou sua trajetória profissional e respondeu questionamentos da plateia, esclarecendo episódios polêmicos.

[anuncio_1]

Paquita negra

Marlene Mattos e Xuxa
Blad Meneghel

Um dos debates girou em torno de uma Paquita negra. Cabe ressaltar que todas as assistentes de palco de Xuxa eram jovens, brancas e loiras, assim como a estrela do ‘Xou’.

De acordo com a apresentadora, o veto às Paquitas negras partiu de Marlene Mattos, diretora-geral dos programas comandados pela artista por quase duas décadas. A revelação veio no momento em que Xuxa enalteceu a dançarina Adriana Bombom, assistente de palco do Xuxa Hits (1996) e do Planeta Xuxa (1997).

“A Marlene não queria uma Paquita negra, mas eu fiquei encantada com a beleza dela”, relatou.

A referência de uma geração

Adriana Bombom
Reprodução / YouTube

Bombom aproveitou para falar da experiência ao lado de Xuxa. A dançarina esclareceu que desejava muito ser Paquita, mas que tinha a consciência de que seu sonho era impossível, porque todas as auxiliares da Rainha dos Baixinhos eram loiras.

“Um belo dia me convidaram para fazer uma figurante no programa. Isso pra mim foi uma alegria enorme, trabalhar com a Xuxa, e fui referência porque as outras negras todas queriam estar nesse papel e eu estava fazendo como assistente de palco”, garantiu.

Relações estremecidas

Marlene Mattos e Xuxa Meneghel
Reprodução / Facebook

As parcerias pessoal e profissional de Xuxa Meneghel e Marlene Mattos duraram quase 20 anos. As duas se afastaram no começo da década de 2000, após divergências relacionadas ao trabalho e interferências quanto à vida pessoal – ao Saia Justa, do GNT, Xuxa contou que foi submetida a procedimentos estéticos, sem seu consentimento, por determinação de Marlene.

O reencontro entre elas se deu recentemente, por conta das gravações de Xuxa, o Documentário para o Globoplay. A série documental conta com produção de Pedro Bial e da equipe do talk-show do jornalista, Conversa com Bial.

“Eu disse a ele que não queria mesmo fazer algo chapa branca, tipo ‘Xuxa, eu te amo. Eu me amo’. Ele me botou em saias justas. Reencontrei o ator de ‘Amor estranho Amor’ Marcelo Ribeiro, que fez o filme ainda criança. E a Marlene, com quem não falava havia 15 anos” destacou ela em entrevista à coluna de Patrícia Kogut, do jornal O Globo.

“Eu acho que ela foi meio armada, achando que era ‘meu documentário feito pelo meu amigo Pedro’. Já chegou de um jeito assim: ‘Se vocês acham que vou pedir desculpas, não vou’. Ela não mudou nada. Isso me deixou chocada. Eu mudo quase diariamente”, complementou.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor