Em meio a várias alterações, após receber uma enxurrada de críticas por não ter mexido no remake de Pantanal (2022), o autor Bruno Luperi também mexeu no protagonista José Inocêncio (Marcos Palmeira) na nova versão de Renascer (1993). E o próprio ator serviu de inspiração para o novelista.

Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal
Marcos Palmeira como José Leôncio em Pantanal (reprodução/Globo)

No folhetim baseado na obra de Benedito Ruy Barbosa, Inocêncio é um fazendeiro produtor de cacau da região de Ilhéus, na Bahia, que, ao chegar ao local, finca seu facão aos pés de um jequitibá.

Essa parte continuará exatamente igual à primeira versão. No entanto, o remake trará uma mudança no protagonista a partir da segunda fase da novela das nove, que estreia em janeiro.

[anuncio_1]

Mudança em protagonista de Renascer

Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer
Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer (divulgação/Globo)

Na primeira fase da história, José Inocêncio, que será vivido por Humberto Carrão, começará a produzir o cacau que pagará sua fazenda e logo se firmará como um dos maiores fazendeiros do fruto na região.

No entanto, o personagem interpretado por Marcos Palmeira na segunda fase também terá plantações de outros produtos em suas terras, segundo informações do site Notícias da TV.

O fazendeiro vai se tornar um homem moderno, visionário, consciente e pioneiro diante das pessoas de Ilhéus, onde a trama será ambientada.

[anuncio_2]

Inspiração em Marcos Palmeira

Renascer - Antonio Fagundes e Marcos Palmeira
Marcos Palmeira (João Pedro) e Antonio Fagundes (José Inocêncio) em Renascer (Divulgação / Globo)

A inspiração para o autor Bruno Luperi promover mudanças no perfil de José Inocêncio veio justamente de Palmeira, o intérprete do protagonista. Ele se baseou no ator para escrever um fazendeiro mais “moderninho” na nova versão da obra – bem diferente do Inocêncio da primeira versão, vivido por Antonio Fagundes.

No remake da trama de 1993, José Inocêncio vai usar um sistema de agrofloresta na propriedade dele. Esse é o mesmo método que o próprio ator utiliza na vida real para preservar o meio ambiente.

 

[anuncio_3]

Outras alterações

Samantha Jones como Ciça em Todas as Flores
Samantha Jones como Ciça em Todas as Flores (divulgação/Globo)

Essa é apenas uma das mudanças que Luperi promoveu em Renascer. Filho de José Inocêncio que é uma decepção para o pai, José Augusto (Renan Monteiro) também se descobrirá estéril, sendo incapaz de ter filhos biológicos – diferente do original.

Outra alteração bastante significativa acontecerá com o Zinho (Cosme dos Santos) da primeira versão. Na releitura, o personagem foi transformado em Zinha (Samantha Jones), que terá sua sexualidade abordada.

Uma das novidades do remake ficará por conta de novos personagens. Enrique Diaz viverá o coronel Firmino, que não existiu no original. Já Maria Fernanda Cândida será uma nova personagem criada especialmente para a releitura.

Substituta de Terra e Paixão no horário das nove, o remake de Renascer estreia no dia 22 de janeiro. No elenco, estão nomes como Juliana Paes, Vladimir Brichta, Juan Paiva, Rodrigo Simas, Marcello Melo Jr, Camila Morgado, Irandhir Santos, entre outros.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.