Ao contrário do remake de Pantanal (2022), que seguiu praticamente à risca o original de Benedito Ruy Barbosa  – e foi bastante criticado por isso – , o autor Bruno Luperi fez diversas modificações na nova versão de Renascer, atual novela das nove da Globo.

Juliana Paes em Renascer
Juliana Paes em Renascer

O neto de Benedito modificou personagens e criou novas tramas para vários deles. Enquanto alguns artistas vão continuar na trama, como Juliana Paes (foto acima), a atriz Samantha Jones, por exemplo, viverá uma personagem que foi um homem na primeira versão.

Confira abaixo cinco mudanças que serão vistas na segunda fase da trama, que começa nesta segunda (5):

[anuncio_1]

Zinho vira Zinha

Samantha Jones e Juan Paiva em Renascer
Samantha Jones e Juan Paiva em Renascer

Na primeira versão de Renascer, produzida em 1993, o ator Cosme dos Santos viveu Zinho, grande amigo de João Pedro (Marcos Palmeira). Já no remake, o personagem se transformou em Zinha, vivida pela atriz Samantha Jones.

Além da mudança de sexo, Zinha ganhou uma nova trama. Ela segue como grande amiga de João Pedro (Juan Paiva), mas também terá uma história própria envolvendo sua sexualidade. Ao longo da novela, Zinha deve se descobrir homossexual.

[anuncio_2]

Padre Lívio vira Pastor Lívio

Breno da Matta será Lívio em Renascer
Breno da Matta será Lívio em Renascer (reprodução/web)

Um dos personagens mais lembrados de Renascer é o Padre Lívio, vivido por Jackson Costa. Ao longo da trama, ele fica dividido entre a vida religiosa e o amor, já que acaba se envolvendo com Joaninha (Tereza Seiblitz).

O romance com Joaninha (Alice Carvalho) deve ser mantido no remake, mas Lívio (Breno da Matta) agora será um pastor.

A mudança se deu porque Bruno Luperi propôs ampliar a diversidade religiosa dentro da trama, que tem também o padre Santo (Chico Diaz) e a ialorixá Inácia (Edvana Carvalho).

[anuncio_3]

Mulher trans

 

Na primeira versão de Renascer, Buba (Maria Luisa Mendonça) intrigou o público. A personagem era uma pessoa intersexo – na época, chamada de hermafrodita -, ou seja, uma pessoa que não se encaixa nas noções típicas de sexo feminino ou sexo masculino.

Já no remake, Buba será uma mulher transexual, ou seja, uma mulher que nasceu com o sexo biológico masculino, mas cuja identidade de gênero é feminina.

O autor da adaptação entende que a transexualidade tem ganhado mais visibilidade no país nos últimos anos e a mudança servirá para discutir o tema.

Religiosa fervorosa

Camila Morgado em Pantanal
Camila Morgado em Pantanal

Dona Patroa marcou a primeira versão de Renascer e projetou a atriz Eliane Giardini. Ela sofria horrores nas mãos do marido, o vilão Teodoro (Herson Capri), mas vive uma virada ao longo da trama.

Camila Morgado viverá a personagem no remake, que ganha um novo traço em sua personalidade: a religião. Dona Patroa, que se chama Iolanda, será uma “crente fervorosa”, como definiu a atriz. Outra mudança será o nome do marido: Egídio (Vladimir Brichta).

[anuncio_5]

Filho infértil

Renan Monteiro em Renascer
Renan Monteiro em Renascer

Quem também ganha um novo elemento em sua história no remake de Renascer é José Augusto, que foi vivido por Marco Ricca na primeira versão. Agora, será Renan Monteiro quem viverá o personagem, que é médico.

No remake, José Augusto vive um conflito porque pode ter seu registro profissional cassado em razão de um erro durante um procedimento. Além disso, após a gravidez da esposa, ele descobrirá que é infértil – e entenderá que foi traído por ela.

O rapaz fará de tudo para esconder essas histórias do pai, José Inocêncio (Marcos Palmeira), pois morre de medo de decepcioná-lo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor