Após crise nos bastidores, Globo bate o martelo e define fim de Renascer

As dificuldades foram superadas e a emissora já bateu o martelo e definiu a data de término da trama

Whatsapp

André Santana

Nova novela das nove da Globo, Renascer vem apresentando resultados bastante satisfatórios à emissora. A trama vem atingindo bons índices de audiência e alcançando excelente repercussão junto aos espectadores.

Juliana Paes em Renascer
Juliana Paes em Renascer

Trata-se de um início promissor para uma novela que enfrentou uma crise em seus bastidores. As dificuldades foram superadas e a emissora já bateu o martelo e definiu a data de término da novela criada por Benedito Ruy Barbosa e atualizada por Bruno Luperi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aposta alta

 

Leia mais

A Globo apostou todas as suas fichas em Renascer para recuperar a audiência perdida da faixa das nove nos últimos dois anos. A faixa, que perdeu fôlego durante a pandemia da Covid-19, viveu uma crise durante as exibições de Um Lugar ao Sol (2021) e Travessia (2022). Já Terra e Paixão (2023) recuperou parte do público, mas não foi o estouro esperado.

Neste meio-tempo, só uma trama apresentou resultados que deixaram a direção da Globo plenamente satisfeita: Pantanal (2022). O remake do clássico da Manchete não apenas elevou os índices do horário, como ditou moda e garantiu ampla repercussão.

Assim, a emissora decidiu repetir a fórmula com Renascer. Assim como Pantanal, a nova trama é uma versão de outro clássico de Benedito Ruy Barbosa. A ideia é alcançar resultados parecidos – ou até melhores – do que os conquistados pela saga de José Leôncio (Marcos Palmeira).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Crise nos bastidores

Cauã Reymond e Barbara Reis em Terra e Paixão
Cauã Reymond e Barbara Reis em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Mas, antes mesmo de entrar no ar, Renascer teve que superar uma crise em seus bastidores. Tudo aconteceu quando Terra e Paixão entrou no ar focalizando a rivalidade entre Antônio La Selva (Tony Ramos) e Caio (Cauã Reymond). O pai rejeitava o filho porque a mãe dele, seu grande amor, morreu no parto.

Trata-se justamente da trama central de Renascer, focada na rejeição que João Pedro (Juan Paiva) sofre do pai José Inocêncio (Marcos Palmeira). O patriarca o culpa pela morte de Maria Santa (Duda Santos), que faleceu após dar à luz o caçula.

A semelhança entre as duas histórias teria irritado Bruno Luperi, autor da adaptação de Renascer. O novelista, inclusive, teria ameaçado desistir da novela caso alguma providência não fosse tomada para diferenciar as duas novelas.

Assim, a direção de teledramaturgia da Globo teria solicitado a Walcyr Carrasco que mudasse os rumos de sua novela. O autor, então, optou por “ressuscitar” Agatha (Eliane Giardini) e pôr fim à história envolvendo a morte no parto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atraso

Bruno Luperi
Bruno Luperi

Carrasco, por sua vez, não teria engolido a atitude de Bruno Luperi. Por isso, quando a Globo o consultou sobre a possibilidade de esticar Terra e Paixão por conta de atrasos nas gravações de Renascer, o autor foi categórico e negou tal solicitação.

Oficialmente, ele teria dito que aumentar Terra e Paixão seria inviável, já que a novela já era mais longa do que o habitual – 221 capítulos. Além disso, Carrasco enfrentou problemas de saúde durante a trama, passando por uma cirurgia de catarata e uma operação no fêmur.

Por fim, não houve a necessidade de aumentar Terra e Paixão e Renascer estreou na data prevista, 22 de janeiro. Superadas todas as crises, a Globo determinou que a novela de Bruno Luperi terá 197 capítulos e, assim, ficará no ar até dia 6 de setembro de 2024. Portanto, Mania de Você, de João Emanuel Carneiro, a substituirá a partir de 9 de setembro.

Whatsapp


Leia também