Após conquistar o Brasil, musa dos anos 70 se foi precocemente
24/02/2023 às 18h45
Conhecida como a Wilma da Banana, por conta de sua participação na abertura do humorístico Planeta dos Homens, Wilma Dias alcançou enorme popularidade na época, mas sua carreira foi interrompida precocemente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Wilma Dias Grunfeld, nome de batismo da atriz, nasceu no Rio de Janeiro em 20 de abril de 1954.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carreira
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Iniciou a carreira como bailarina se apresentando em casas noturnas com o diretor Abelardo Figueiredo. Wilma iria viver o auge de sua popularidade ao aparecer na televisão como a moça que saía de dentro de uma banana na abertura do humorístico Planeta dos Homens, exibido de 1976 a 1980, na Globo.
Na década seguinte, ela fez sua estreia como atriz na novela As Três Marias (1980) (foto acima) e, depois, ainda na mesma emissora, atuou em O Amor é Nosso (1981).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 1984, fez Meus Filhos, Minha Vida, no SBT, onde teve seu primeiro e único papel de destaque em uma telenovela. Na sequência, voltou à emissora global para participar de Cambalacho (1986).
Ainda na TV, Wilma Dias atuou nos programas Senti Firmeza, na Bandeirantes, Os Trapalhões, na Globo, A Praça é Nossa, no SBT, e Cabaré do Batata, na TV Manchete, ao lado do comediante Agildo Ribeiro.
No cinema, a atriz fez sua estreia no longa Os Trapalhões na Guerra dos Planetas, em 1978. Em seguida, fez Mulher Objeto (1981), Profissão Mulher (1982) e Amor Maldito (1984).
Rivalidade
Em 1982, Wilma se lançou como cantora, chegando a gravar um compacto e sendo apontada como mais uma rival para a cantora Gretchen.
Sua música de trabalho, La Massagiste, concorria com a canção Massage for Men, da cantora Sharon, que foi lançada na mesma época e acabou vencendo a disputa.
Morte
Na tarde de 10 de abril de 1991, a atriz começou a sentir dormência nas mãos. Ela estava no apartamento de sua família, que morava no Leme, no Rio de Janeiro.
Wilma chegou a ser levada ao Hospital São Lucas, em Copacabana, por sua irmã Selma, para a realização de um eletrocardiograma. Mas, por volta das 14h35 daquele dia, Wilma Dias acabou falecendo, aos 36 anos, vítima de um infarto fulminante.
Seu corpo foi velado e sepultado no dia seguinte, no Cemitério São João Batista, em Botafogo. A atriz chegou a namorar a cantora Gal Costa, em 1971, e em seguida foi casada com um português de 1976 a 1986. Ela não deixou filhos.