Após condenação, ex-Globo ainda enfrenta dois processos por estupro
08/08/2023 às 9h24
Com mais de 40 anos de carreira na televisão, José Dumont, de 73 anos, foi condenado no início do ano após acusação de armazenar conteúdo sexual infantil. O ator, no entanto, ainda enfrenta outros processos na Justiça.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dumont foi preso em flagrante em setembro do ano passado, após uma investigação de estupro depois de ele ser flagrado beijando e aliciando um menino de apenas 12 anos.
Na ocasião, o ator estava em meio às gravações da novela Todas as Flores, do Globoplay. Após a prisão, a Globo afastou definitivamente o veterano da produção e jogou no lixo as cenas que ele já tinha gravado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ator monitorado
Na época, foi realizada uma audiência de custódia que converteu a prisão em flagrante do artista em prisão preventiva.
Cerca de um mês depois, em 12 de outubro, Dumont foi liberado da cadeia, mas passou a ser monitorado por meio de tornozeleira eletrônica.
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Leia também: Antes de morrer, árbitro perdoou Neto por cusparada: “Pediu desculpas”
Condenação
Em julho, a Justiça condenou José Dumont por possuir e armazenar fotografias e vídeos pornográficos que envolviam crianças e adolescentes. A decisão foi da juíza Gisele Guida de Faria, da 1ª Vara Especializada de Crimes contra a Criança e o Adolescente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pena pelo crime é de 1 ano, 2 meses e 11 dias de reclusão, além do pagamento de multa. No entanto, foi reduzida para 1 ano e 10 dias de prisão em regime aberto.
Contou a favor do ator o fato de não haver agravante e também por ele ter mais de 70 anos. Dumont ainda foi condenado a pagar as custas processuais.
Na mira da Justiça
Mas o caso não terminou por aí. De acordo com informações do UOL, José Dumont terá que prestar contas à Justiça em outros dois processos. Em outubro, ele terá que depor no caso em que é investigado por estuprar um adolescente.
A denúncia foi aceita pela 33ª Vara Criminal no ano passado depois da Polícia Civil abrir inquérito para investigar as imagens de câmera de segurança em que o ator aparece aliciando e beijando um garoto.
O outro crime aconteceu na Paraíba. Apesar da denúncia ter sido feita em 2013, o caso voltou a ser alvo de investigação no ano passado, pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Dez anos atrás, uma vizinha do artista o denunciou ao Ministério Público Federal (MPF), acusando-o de receber menores de idade em seu apartamento na cidade de Cabedelo.
O último trabalho de José Dumont na televisão foi a novela Nos Tempos do Imperador, em 2021.