Após censurar beijo, Vai na Fé esconde cena de barbaridade de Theo

15/05/2023 às 18h43

Por: André Santana
Imagem PreCarregada

A direção da Globo frustrou o público de Vai na Fé ao decidir eliminar o beijo de Clara (Regiane Alves) e Helena (Priscila Sztejnman). A sequência de carinho entre as duas mulheres seria exibida na última quarta-feira (10), mas acabou não indo ao ar por decisão da emissora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emilio Dantas - Vai na Fé

Reprodução / Globo

Após esconder uma cena de amor, Vai na Fé também não mostrará uma sequência de crime sexual. Theo (Emilio Dantas, foto acima), que estuprou Sol (Sheron Menezzes) no passado, fará mais uma vítima na trama das sete, mas a situação deve ser apenas insinuada.

Vilão ataca

Clara Moneke - Vai na Fé

Reprodução / Globo

Nos próximos capítulos de Vai na Fé, Theo vai mostrar que sua obsessão por Sol ultrapassa qualquer limite. Além de perseguir a dançarina, o vilão também costuma se aproximar de qualquer jovem que lhe faça lembrar da funkeira. Foi assim que Kate (Clara Moneke, foto acima) se tornou amante do crápula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois que Lumiar (Carolina Dieckmann) decide colocar um ponto final no caso deles, Theo conhece Graziela (nome não divulgado) no Bar de Orfeu (Jonathan Haagensen) e fica vidrado na jovem, já que ela é muito parecida com Sol na juventude.

Ao conversar com Orfeu, Theo deixa claro seu interesse na moça, que está no bar com duas amigas. O vilão, então, se aproxima de Graziela e começa a paquerá-la, sempre se lembrando de Sol. A jovem, animada, se despede das amigas e decide curtir a noite com o mau caráter.

LEIA TAMBÉM:

Crime sexual

Vai na Fé

Reprodução / Globo

Theo, então, repete o mesmo procedimento que fez com Sol no passado. Quando Graziela diz que vai embora porque acabou a cerveja, Theo vai até o balcão buscar mais drinques para sua vítima. Orfeu chega a dizer para que o sócio pegue leve, mas o bandido não lhe dá ouvidos.

Depois disso, de acordo com o roteiro da novela ao qual o portal Notícias da TV teve acesso, a cena mostrará o copo com a gim-tônica de Graziela vazio, enquanto o do vilão segue cheio. Logo depois, Graziela diz que se sente tonta por ter misturado as bebidas, enquanto Theo se oferece para chamar um táxi.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Theo, então, leva a jovem cambaleante até a rua e faz sinal para um táxi. A sequência não mostrará o empresário abusando da jovem, mas dará a entender que foi isso o que aconteceu, já que o método do vilão é exatamente o mesmo que ele utilizou com Sol no passado.

Censura

Priscila Sztejnman e Regiane Alves - Vai na Fé

Reprodução / Globo

Na semana passada, a censura da Globo ao beijo entre Clara e Helena deu o que falar. A emissora chegou a anunciar a exibição da cena nos resumos enviados à imprensa, mas, no dia em que a sequência deveria ir ao ar, o canal voltou atrás e não exibiu a troca de carinho.

De acordo com o site Notícias da TV, a Globo considerou que o beijo entre duas mulheres, e com uma delas sendo casada, poderia afugentar o público conservador e evangélico que o canal busca alcançar com Vai na Fé. Com isso, optou por cortar a sequência.

Porém, a não-exibição da cena de violência não segue os mesmos critérios do veto ao beijo entre duas mulheres. Ao contrário do momento envolvendo Clara e Helena, que estava roteirizado e foi até gravado, a “insinuação” do crime de Theo acontece já no texto de Rosane Svartman.

Ou seja, a própria autora optou por não fazer da violência sexual praticada por Theo algo explícito, provavelmente por considerar que a faixa das 19h pede alguns cuidados no trato de temas tão sensíveis. Além disso, a novelista pode explicar melhor o que aconteceu com Theo e Graziela mais adiante, por meio de flashbacks.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.