Após brilhar na Globo, musa teve carreira destruída por álcool e drogas
04/03/2024 às 14h26
Grande clássico da televisão brasileira, Estúpido Cupido (1976) foi resgatada recentemente no Globoplay, como parte do Projeto Fragmentos. A trama, estrelada por nomes como Françoise Forton e Ricardo Blat, traz no elenco outras grandes estrelas, como Djenane Machado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ela, que foi a primeira atriz a interpretar a personagem Bebel de A Grande Família – na versão de 1972 do seriado – faleceu em 23 de março de 2022, aos 70 anos de idade.
A veterana obteve grande destaca na década de 70, mas estava longe dos holofotes e vivia totalmente reclusa há três décadas depois de começar a enfrentar problemas como o vício em drogas e álcool.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A carreira de Djenane Machado
Djenane Machado estreou na TV em 1968 pela Globo na novela Passos dos Ventos, escritas por Janete Clair. Já sua última aparição deu-se em 1986, quando fez Tudo Ou Nada na extinta Manchete. Ainda na televisão dos Bloch, onde Djenane chegou no início dos anos 80, esteve também em Tudo em Cima (1982) e Novo Amor (1986).
Antes de trocar de emissora, a artista emplacou diversos papéis memorais em produções globais tais quais Véu de Noiva (1969), O Cafona (1971), Primeiro Amor (1972), Espelho Mágico (1977) e a versão original de Ciranda de Pedra (1981).
LEIA TAMBÉM:
● Resumo Mania de Você: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Resumo Força de Mulher: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
● Resumo Volta por Cima: tudo sobre o capítulo de sexta, 22 de novembro
A famosa esteve ainda à frente do programa musical Saudade Não Tem Idade (1978), na emissora carioca e nas telenovelas A Ponte dos Suspiros (1969) e Rosa Rebelde (1969), além de Música ao Longe (1982), produzida pela TV Cultura. Mas talvez nenhuma tenha marcado tanto quanto Estúpido Cupido (1976).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[anuncio_2]
Como terminou a carreira de Djenane Machado?
Apesar do grande sucesso, Djenane Machado teve problemas por conta do vício em álcool e drogas. Por isso, a atriz passou a experimentar uma escassez nos convites para atuar na televisão.
Muito por isso ela passaria a ter problemas com a Plim-Plim. Por quase sempre chegar atrasada nas gravações da primeira versão de A Grande Família (1972 – 1975), acabou pedindo para deixar o elenco e precisou ser substituída por Maria Cristina Nunes na segunda temporada.
Após Ciranda de Pedra, ela se mudou para a TV Cultura e encerrou a carreira de forma apagada na Manchete, se afastando da mídia para tratar a dependência de álcool e anfetaminas.
O fim da vida de Djenane Machado
Djenane Machado encerrou a vida em um modesto apartamento no bairro Peixoto, no Rio de Janeiro, imóvel conquistado a partir de uma herança e vivendo com uma cuidadora de idosos. Apesar de ter se casado duas vezes, nunca teve filhos.
Para Ney Latorraca, ator que atuou ao lado da saudosa atriz em Estúpido Cupido, era uma lástima a desistência dela de atuar. Após o tratamento, ela que também dava expediente no cinema e no teatro, apenas escreveu um livro.
“Djenane era uma moça bem nascida, falava vários idiomas, poetisa, inteligente. Uma pena que tenha deixado a carreira”, lamentou o veterano ao jornal O Globo.