Tião Galinha (Irandhir Santos) é um dos personagens que mais chama a atenção do público em Renascer. O trabalhador rural anda com uma galinha a tiracolo na esperança de que ela bote um ovo no qual nasça um diabinho, como o de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Joana (Alice Carvalho) e Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer
Joana (Alice Carvalho) e Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer (divulgação/Globo)

O personagem fez muito sucesso na primeira versão da obra, em 1993, marcando a carreira do ator Osmar Prado

Porém, por conta de uma briga nos bastidores, o artista pediu para sair da novela, antecipando o trágico desfecho de seu personagem.

Sucesso

Considerado um dos maiores atores do Brasil, Osmar Prado estreou nas novelas nos anos 1960. Após atuar em Tortura D’Alma, da TV Paulista (1964), Prado esteve em Ilusões Perdidas (1965), primeira novela da história da TV Globo.

De lá para cá, foram inúmeros personagens marcantes em novelas de sucesso. Entre eles, o inesquecível Sérgio Cabeleira de Pedra Sobre Pedra (1992), personagem que tinha um grande fascínio pela lua e acaba atraído por ela.

Mal terminou o trabalho na trama de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, Osmar Prado já emendou com Renascer. A trama de Benedito Ruy Barbosa foi mais um sucesso na extensa galeria do artista.

“Pedi para sair”

Osmar Prado em Renascer
Osmar Prado em Renascer

Acostumado a roubar a cena, Osmar Prado transformou o simplório Tião Galinha num dos maiores trunfos de Renascer. Porém, durante as gravações da trama, o ator acabou se desentendendo com um executivo da Globo. Isso fez com que a morte de Tião, que já estava prevista, fosse antecipada.

“Durante a novela tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando. Aí eles botaram o Tião se suicidando”, explicou à revista Caras, em 19 de julho de 2015.

“O Tião foi preso, foi para cadeia, e se matou. Aí falei pro Luiz Fernando Carvalho (o diretor) que a cena não estava completa. Como esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna”, completou.

Na trama, Tião Galinha é acusado de tentar matar Teodoro (Herson Capri) – rebatizado como Egídio (Vladimir Brichta) no remake – e acaba preso.

Após deixar Renascer, Osmar Prado assinou com o SBT, atuando nas novelas Éramos Seis (1994) e Sangue do Meu Sangue (1995), além da série Brava Gente (1996) e episódios do Teleteatro (1998).

Não quis voltar

Osmar Prado
Osmar Prado

Curiosamente, Osmar Prado teve a chance de voltar em Renascer no remake. O ator, que não tem mais contrato fixo com a Globo desde o fim de Pantanal (2022), foi convidado para viver Norberto (Matheus Nachtergaele).

“Entendi que não deveria estar na nova versão devido ao enorme sucesso do Tião [em 1993]. A criação agora é outra, o ator é outro. Não pode haver interferências. Se fosse uma novela inédita, talvez tivesse aceitado”, disse o ator ao jornal O Globo.

O ator ainda não poupou elogios a Irandhir Santos, o Tião atual.

“Fizemos Pantanal [2022] e outros trabalhos juntos. Sempre estivemos próximos. Chegamos a pensar em fazer uma peça, mas acabou não indo para frente. Acho que a escolha foi brilhante, assim como a do Matheus para o Norberto. São atores de excelência”, festejou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor